Notícias

ESF do bairro Aparecida promoveu “Tarde do Mamaço” para incentivar o Aleitamento Materno

MODELO 800X400

Conscientização
Fotos: Jornalismo Simpatia FM

 

Agosto ganhou uma nova cor. Dourado, em referência ao alimento considerado padrão ouro para a promoção da saúde infantil. A partir deste ano, o Brasil passa a ter um mês dedicado a discutir e incentivar o aleitamento materno, definido pela lei federal 13.435. O leite proveniente da mãe é a principal força para o futuro saudável dos filhos, é capaz de reduzir em 13% a mortalidade de crianças menores de cinco anos por causas evitáveis e reduz o risco de desenvolvimento de doenças crônicas como diabetes e hipertensão.

 

Pensando nisso, a equipe do ESF do bairro Aparecida, realizou na tarde desta quarta-feira (09), uma tarde denominada “Tarde do Mamaço”, alusivo a 25° Semana Mundial de Aleitamento Materno. Dentro da programação, as mamães que amamentam e as gestantes atendidas pela unidade de saúde receberam orientações através de palestras sobre a importância da amamentação para a saúde da criança.

 

De acordo com Laís Picinin, Enfermeira Responsável pelo ESF, tanto o Agosto Dourado quanto a Semana do Aleitamento Materno são estratégias utilizadas em todo o mundo para dar visibilidade à importância da amamentação, incentivando a reflexão sobre o tema entre instituições, famílias, grupos e empresas. O leite materno é considerado um alimento completo e suficiente para garantir o crescimento e desenvolvimento saudável do bebê durante os primeiros 2 anos de vida. É um alimento de fácil e rápida digestão, completamente assimilado pelo organismo infantil. Disse Laís.

 

Ainda segundo Laís, A amamentação favorece o vínculo mãe-filho e facilita o desenvolvimento emocional, cognitivo e do sistema nervoso. O leite humano é um alimento inimitável devido a sua complexa composição e o único que pode ser oferecido direto de mãe para filho pelos primeiros seis meses de vida da criança. Recentemente, diversas polêmicas sobre o fato de ser crime amamentar em público surgiram no Brasil. Embora evidentemente confronte diversas garantias constitucionais, a discussão ganhou força. Em especial, a discussão ganhou volume no final do ano de 2015, quando diversas notícias falsas surgiram a respeito de uma suposta lei a respeito do assunto.

 

Não, não é crime amamentar em público. Em nenhum local do Brasil, a prática pode ser considerada criminosa ou ilegal. Não há regulamentações em esfera nacional que tratem do problema, o que garante que lactantes amamentem sem nenhum tipo de constrangimento. Não há nenhum lei federal que trate do assunto. Na prática, há algumas leis em esfera municipal e estadual que tratam da questão. No entanto, no ordenamento jurídico brasileiro, a amamentação não é regulamentada.

 

Ao final do encontro, as 12 gestantes acompanhadas das 7 mamães presentes na ação, realizaram um grande “mamaço”, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do aleitamento na redução da mortalidade infantil.

 

 

GIRO DE NOTÍCIAS – Jornalismo Simpatia FM

Deixe seu comentário

Comentário

America/Sao_Paulo aqui