Notícias

SAMAE propõe nova forma de cobrança da Tarifa de Água em Campos Novos

SAMAE

Preço Justo
Foto: Jornalismo SIMPATIA FM

 

O Samae de Campos Novos encaminhou à Câmara de Vereadores de Campos Novos o Projeto de Lei que institui nova metodologia de cobrança nas tarifas de água e esgoto. O projeto contemplará não só o modo de cobrança da tarifa, mas regulamenta também todos os serviços que o SAMAE executa em Campos Novos.

 

 

O objetivo da mudança é proporcionar o mínimo custo aos consumidores e promover o uso racional dos serviços de abastecimento de água e esgoto. De acordo com o Diretor da Autarquia Alexandre Kunen, a forma de cálculo de uma tarifa deve buscar os princípios de eficiência e equilíbrio financeiro da prestadora de serviços, por meio de uma estrutura tarifária justa.

 

A principal mudança prevista no projeto é com relação a nova forma de cobrança é que o usuário dos serviços não pagará mais a tarifa mínima relativa à 10m³ de consumo mas sim uma tarifa conforme o consumo, explicou o Diretor Alexandre Kunen.

 

Chamada de TDS (Tarifa de Disponibilidade de Serviço), que é aquele custo que o SAMAE tem entre captar a agua bruta, bombear até a estação e tratamento, realizar o tratamento necessário e distribuir até a entrada de cada residência ou comercio camponovense e passará a ser cobrado apenas o consumo real da tarifa que automaticamente reduzirá o valor das taxas de manutenção de esgoto, responsável por aproximadamente 80% do valor da conta.

 

“Num primeiro momento este projeto tende a beneficiar em torno de 40% das famílias camponovenses, mas este número com certeza irá crescer, pois hoje, independente de se consumir ou não, o cliente saberá que vai pagar pelos 10m³, e com este novo modelo de cobrança, o usuário irá pagar somente sobre o que consumir” explicou o Diretor.

 

 

GIRO DE NOTÍCIAS – Jornalismo Simpatia FM

Deixe seu comentário

Comentário

America/Sao_Paulo aqui