Notícias

Cavalgada conduzindo a chama crioula marca Comemorações da Semana Farroupilha

SÁBADO CRIOULO_CHAMA

Comemorações
Foto: Simpatia FM

 

As comemorações da Semana Farroupilha em Campos Novos estão sento realizadas com a colaboração de diversas entidades e apoiadores.

 

A Rádio Simpatia evento, tradicionalmente conhecida como as Rádio dos Maiores Eventos da região, marcou presença, sendo colaboradora da programação em parceria com o Supermercado Copercampos do Bairro Aparecida.

 

A programação foi realizada no ultimo sábado (16), com uma programação especial que teve início com a uma Cavalgada, onde os participantes conduziram a chama crioula até o estacionamento Supermercado Copercampos do Bairro Aparecida.

 

Na sequencia aconteceu a Celebração da Missa Crioula que contou com a participação de um grande público.  O evento contou também com a apresentação da música Rafael Fachin e convidados. O evento contou ainda com uma ação social em prol da Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Campos Novos – AMA. Foi comercializado arroz carreteiro (prato típico) onde os recursos foram revertidos em prol da entidade.

 

No período da tarde a programação contou com mateada e foi conduzida pela equipe da Simpatia FM, juntamente com o comunicador Patrick Redante que apresentou as atrações.

O Público assistiu à dos artistas da terra, projeto Integraqdor de Potencialidades, Invernada artística Porteira Camponovense, declamações e apresentação do coral da terceira idade.

 

 

 

Revolução Farroupilha

 

As comemorações da Revolução Farroupilha – o mais longo e um dos mais significativos movimentos de revoltas civis brasileiros, envolvendo em suas lutas os mais diversos segmentos sociais – relembra a Guerra dos Farrapos contra o Império, de 1835 a 1845. O Marco Inicial ocorreu no amanhecer de 20 de setembro de 1835. Naquele dia, liderando homens armados, Gomes Jardim e Onofre Pires entraram em Porto Alegre pela Ponte da Azenha.

A data e o fato ficaram registrados na história dos sul-ro-grandenses como o início da Revolução Farroupilha. Nesse movimento revolucionário, que teve duração de cerca de dez anos e mostrava como pano de fundo os ideais liberais, federalistas e republicanos, foi proclamada a República Rio-Grandense, instalando-se na cidade de Piratini a sua capital.

 

Chama Crioula

 

A Chama Crioula é o fogo que simboliza fertilidade, calor, claridade, ardor, paixão, hospitalidade e coragem. Simboliza, enfim, a Tradição Gaúcha. Representa o gaúcho idealizado no espírito heróico dos Farroupilhas, com os ideais de justiça e liberdade, visando a aproximação dos povos.

 

 

GIRO DE NOTÍCIAS – Jornalismo Simpatia FM

Deixe seu comentário

Comentário

America/Sao_Paulo aqui