Notícias

Cidasc realiza Exercício Simulado de Doenças Emergenciais em Campos Novos

CAPA

Prevenção
Fotos: Jornalismo Simpatia FM

 

O Departamento Regional da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) de Campos Novos realizou dutante toda a semana, exercício simulado em doenças emergenciais voltados à febre aftosa. A ação é realizada por meio do Programa Nacional de Erradicação de Febre Aftosa e do Programa de Suínos, coordenados pelos médicos veterinários da Cidasc Flávio Pereira Veloso e Sabrina Tavares.

 

O exercício teórico-prático aconteceu entre os dias 18 até o próximo dia 22 de setembro e contou com a presença de médicos veterinários e engenheiros agrônomos da Companhia, profissionais do serviço oficial dos estados do Paraná e Rio Grande do Sul e iniciativa privada. Foram promovidas revisões teóricas e treinamentos práticos sobre aspectos do diagnóstico, coleta de amostras, investigação epidemiológica, rastreio, biossegurança, procedimentos de controle e erradicação da febre aftosa.

 

O execício simulado faz parte de convênio entre Cidasc e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A Organização Mundial de Saúde Animal – OIE foi informada sobre a ação por meio do diretor do Departamento de Saúde Animal do Mapa, Doutor Guilherme Henrique Figueiredo Marques.

 

De acordo com o Departamento de Informação e Análises da Sanidade Animal da OIE, o objetivo da ação é exercitar e comprovar a capacidade de alerta, organização de resposta precoce e a gestão e organização dos serviços veterinários oficiais, conforme determinam as diretrizes do Plano de Contingência da Febre Aftosa.

 

 

Programa Nacional de Erradicação de Febre Aftosa

 

As ações relacionadas à vigilância epidemiológica desenvolvidas pela Cidasc, desde sua criação, contribuíram para a conquista de um status sanitário diferenciado, que culminou com o desenvolvimento do setor agropecuário de Santa Catarina, por meio da abertura de mercados internos e externos.

 

Desde o ano de 2007, o Estado é reconhecido como zona livre de febre aftosa sem vacinação pela Organização Mundial de Saúde Animal – OIE, sendo um dos poucos territórios sul-americanos a possuir esse status sanitário.

 

O último foco de febre aftosa no estado foi registrado em 1993 e desde 2000 está suspensa a vacinação contra a doença. Para garantir o status sanitário catarinense, passou a ser proibida a entrada de bovinos provenientes de outros estados, onde a vacinação é obrigatória.  No caso de ovinos, caprinos e suínos criados fora de Santa Catarina o ingresso é permitido, desde que cumpridos os requisitos sanitários previstos na legislação.

 

Colaboração: ASCOM – Cidasc

 

GIRO DE NOTÍCIAS – Jornalismo Simpatia FM

Deixe seu comentário

Comentário

America/Sao_Paulo aqui