Notícias

Juiz Federal natural de Campos Novos assume como Desembargador do TRF4 no Rio Grande do Sul

MODELO 800X400

Méritos
Foto: Divulgação

 

Tomou posse na última sexta-feira (15/9), como novo desembargador do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) o camponovense Luiz Carlos Canalli. A solenidade ocorreu no Plenário do tribunal, em Porto Alegre, e foi coordenada pelo Presidente da Corte, Desembargador Federal Carlos Eduardo Thompson Flores.

 

Canalli é juiz titular da 1ª Vara Federal de Umuarama, no Paraná, e já vem atuando como convocado na 5ª Turma do tribunal, especializada em matéria previdenciária e de assistência social, a qual preside. Ele foi promovido pelo critério de merecimento e ocupará a vaga decorrente do falecimento do desembargador federal Otávio Roberto Pamplona.

 

O novo desembargador agradeceu à família, amigos e colegas e lembrou com pesar o falecimento do colega que o precedeu. “Sua passagem não será esquecida, pois sua dedicação à causa da Justiça sempre será lembrada como um exemplo para todos nós. Homem de confiança e verdadeiro, com postura humanitária e digna”, afirmou Canalli, emocionado.

 

Para o camponovense, ainda que existam razões para as críticas da sociedade ao Poder Judiciário, que apontam a postura elitista da magistratura, a morosidade e a impunidade em matéria penal, no âmbito da Justiça Federal existe uma postura de busca da efetividade. “Embora as críticas não sejam desprovidas de veracidade, é preciso reconhecer o esforço da magistratura para dar efetividade às decisões judiciais. Nossa maior angústia ocorre quando não podemos oferecer uma tutela jurisdicional de qualidade”,  observou. 

 

Canalli falou ainda do contexto atual que vive o país. “Vivemos dias estranhos. Parece que grande parte da classe política e dos administradores públicos perdeu a noção do que é certo e do que é errado, entregando-se à corrupção. A população assiste perplexa, malas e malas de dinheiro sendo descobertas em esconderijos. Em nenhum outro momento de nossa história passamos por uma crise moral tão grave”, lamentou.

 

Quanto à Operação Lava Jato, o novo desembargador apontou para a prisão após o julgamento em segunda instância como a forma de combater a corrupção sistêmica no Brasil. “Vimos grandes empresários presos. Entretanto, aqueles que gozam de foro privilegiado, na maioria, ainda seguem sem punição. Se corruptos e corruptores permanecerem presos, a punição servirá de exemplo, sendo a forma de combater a impunidade. Espero que o cumprimento da pena em segunda instância seja mantida pelo Supremo Tribunal Federal”, afirmou Canalli com veemência.

O novo desembargador concluiu dizendo que se orgulha de pertencer aos quadros da Justiça Federal da 4ª Região e elogiou o tribunal pela atuação firme e dinâmica que tem tido no grave momento que o país passa. “A participação da Justiça Federal da 4ª Região tem sido crucial nesta crise moral que se atravessa, sendo sua atuação essencial para que, o que assistimos hoje, um dia seja parte de um passado distante. Que aqueles que por tanto tempo pairaram sobre as leis sejam exemplarmente punidos pelos seus atos”, concluiu.

 

Biografia

 

Natural de Campos Novos (SC), Luiz Carlos Canalli formou-se em Direito pela Faculdade de Direito de Curitiba, em 1991. Foi servidor da Justiça Estadual do Paraná entre 1983 e 1993, quando assumiu como promotor de Justiça, tendo atuado em Pato Branco e Mangueirinha, no PR.

 

Tomou posse como juiz federal substituto em setembro de 1993, atuando na Justiça Federal de Umuarama (PR). Foi promovido a juiz titular em 1994, permanecendo na mesma subseção, à qual permanece vinculado até hoje. Foi diretor do Foro da Subseção de Umuarama por diversos períodos.

 

Entre os anos de 1998 e 2008, atuou como professor na Escola de Magistratura do Paraná, núcleo Umuarama. Em 2013, foi convocado para auxílio à Vice-Presidência do TRF4 e, em 2015, em auxílio à Presidência do tribunal, para atuar junto ao Gabinete de Auxílio à Coordenadoria dos Juizados Especiais Federais.

 

 

GIRO DE NOTÍCIAS – Jornalismo Simpatia FM

Deixe seu comentário

Comentário

America/Sao_Paulo aqui