Notícias

Vereadores de Campos Novos sugerem homenagens ao “Tio Nonda” e ao Carteiro Orides Gomes de Almeida

MODELO 800X400

Reconhecimento
Fotos: Arquivos Pessoais

 

Na última Sessão realizada pelo Poder Legislativo de Campos Novos no dia 05 de Setembro de 2017, os Vereadores Gilson Cesar Lopes e Maurílio Castro Campagnoni ambos do PMDB, apresentaram indicações Solicitando ao Poder Executivo que seja denominado de “EPAMINONDAS DE ALMEIDA” um Logradouro próprio ou uma futura obra que venha a ser executadas pela Administração do município.

 

Conheça a história do Homenageado:

 

 21442888_1573678712652979_507151028_n

 

 

Epaminondas de Almeida (seu Nonda) nascido em 22/04/1923 na Fazenda Bom Retiro do seu avô Coronel Francisco Rodrigues de Almeida. Faleceu em 02/12/2016, filho de Henrique Rodrigues de Almeida e Eulália Almeida. Epaminondas foi a experiência e o testemunho de um período importante ao passado histórico da sua terra natal – O tropeirismo no período dos anos de 1940, onde constantes tropas compradas nas estâncias dos interiores do Rio Grande do Sul eram tropeadas depois de ganhos significativos de peso para frigoríficos de Itajaí (SC) e Curitiba (PR).

 

Juntamente eram levadas tropas de muares e comercializadas nas feiras de Piratininga e Sorocaba (SP), em longas marchas de oito a dez semanas por caminhos batidos e cheios de surpresas desagradáveis. Seu Nonda teve início nas lidas de tropeiro por volta dos seus 16 anos. Foi proprietário das fazendas Bom Retiro, Santa Cruz e Do Bugre. Epaminondas de Almeida foi casado com Beatriz Alves dos Santos por 56 anos, pai de João Rogério Alves dos Santos (pestana), avô de Paulo Henrique Ceni Alves (agropecuarista), Rogério Junior Ceni Alves (Corretor de Imóveis), Fabiano Luiz Ceni Alves (titular restaurante Dom Carlitos). Fonte: Rogério Junior.

 

Na oportunidade, os Vereadores Darcy Rodrigo Pedroso (PMDB) e Piratuba Junior (PP), apresentaram Indicação de Solicitação que seja denominada de “ORIDES GOMES DE ALMEIDA” uma rua e/ou Clube Camponovense de Caça e Tiro Esportivo em nosso Município, como homenagem pelo grande cidadão camponovense que foi.

 

Conheça sua História:

 

 21729487_10207168517130893_339736704_n

 

 

Considerando que Orides Gomes de Almeida nasceu no dia 11/05/1954, em “Fundos do Agudo” Tupitinga Distrito de Campos Novos/SC, filho de Antônio Gomes de Almeida e Olímpia Gomes de Almeida, teve quatro irmãos, sendo eles: Adão, Nicanor, Maria e Lorena (in memoriam). Mudou-se para cidade de Campos Novos em 1965, onde cursou seus estudos nos Colégios Gustavo Richard e São João Batista. Casou-se no dia 27/11/1976 com Iliete Terezinha Almeida, com quem teve dois filhos: Cristhiano Gomes de Almeida e Rafael Gomes de Almeida.

 

Trabalhou em diversas empresas de nosso Município como: Panificadora Santa Rita, onde foi Padeiro; Agencia dos Correios – onde atuou por 38 anos como carteiro e recebeu uma homenagem em Florianópolis como reconhecimento de anos de dedicação aos correios e outra pelo Conselho Municipal de Direitos do Idoso de Campos Novos como carteiro mais antigo em atuação.

 

Cidadão camponovense que conhecia cada rua desta cidade, orgulhava-se da família, dos filhos, sempre foi um pai, marido e profissional dedicado, batalhador, honesto, prestativo e de caráter ímpar, sentia orgulho da empresa que pertencia e a qual se dedicou por tantos anos, homem de fé, devoto de Nossa Senhora Aparecida, sempre trazia consigo uma palavra de fé e esperança, foi guerreiro, forte e perseverante, lutou até o fim, amava a vida, e só nos deixou boas lembranças, sua história e sua memória estará sempre viva em nossos corações. Fonte: Câmara de Vereadores de Campos Novos.

 

As Indicações foram aprovadas por todos os Vereadores presentes e agora segue para apreciação por parte da Administração Municipal de Campos Novos.

 

 

GIRO DE NOTÍCIAS – Jornalismo Simpatia FM

Deixe seu comentário

Comentário

America/Sao_Paulo aqui