Notícias

Terceiro passo é dado rumo à Legalização da Cachaça de Celso Ramos

CELSO RAMOS

Ampliação de Mercado
Foto: ASCOM Celso Ramos

 

No dia 11 de outubro aconteceu mais um passo na caminhada rumo à legalização da produção de cachaça em Celso Ramos. Neste dia, a Secretária Municipal de Agricultura, Marcia Surdi juntamente com o Engenheiro Agrônomo, Renato Carlos Maciel acompanharam a Consultora Credenciada do SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), Rossana Podestá em uma visitação aos produtores Iziário Pelozato, Jair Guarda e Danilo Santos da Silva.

 

Na ocasião, a Consultora do SEBRAE entrevistou os produtores e coletou inúmeros dados a serem utilizados na elaboração de um diagnóstico, que servirá de embasamento para traçar o projeto que irá resultar na implantação das agroindústrias.

 

Conforme o Consultor Credenciado do SEBRAE, Ricardo Klein e o Coordenador Regional Planalto Serrano – SEBRAE, Altenir Agostini, em novembro o SEBRAE/SC irá lançar o Projeto “Produtos Gourmet e com Identidade Territorial da Serra Catarinense”. Neste projeto, serão priorizados produtos gourmet e de origem com potencial mercadológico, como por exemplo, goiaba serrana, pinhão, vime, orgânicos, maçã Fuji, frescal, queijo serrano, truta e mel de melato de bracatinga, buscando ampliação de mercado e maior rentabilização dos produtores.

 

O objetivo é a ampliação da competitividade e sustentabilidade dos pequenos negócios atendidos e promover desenvolvimento territorial, dinamizando e fortalecendo a economia regional. Para esses, além da identificação de produtores e quantificação da produção, serão estruturadas ações de cujos resultados estimulem o desenvolvimento e aprimoramento de habilidades na gestão empresarial, na utilização de inovações e tecnologias em processos e produtos e o acesso a mercado.  Portanto, a visita da Consultora Rossana Podestá buscou conhecer e levantar empreendedores, empresas e produtos que possam fazer parte da seleção de unidades que serão beneficiadas pelo Projeto.

 

 

A visitação pela consultora do SEBRAE foi o terceiro passo dado rumo à legalização da cachaça de Celso Ramos, sendo que os anteriores consistiriam em uma reunião acerca dos procedimentos de formalização de uma empresa de produção e comercialização, e, uma visitação à tradicional Indústria de Cachaça Wruck. De acordo com a equipe do SEBRAE, os próximos passos serão as consultorias tecnológicas do SEBRAETEC e ações de estruturação e consultoria de apoio na formalização das agroindústrias, como micro destilarias artesanais, podendo estas serem optantes do SIMPLES Nacional, a partir de 2018. A equipe também destacou que a AMPLASC (Associação dos Municípios do Planalto Sul de Santa Catarina) já está executando a parte do projeto ambiental e de engenharia (planta baixa) das unidades.

 

“A Administração Municipal faz questão de acompanhar de perto cada etapa deste trabalho de legalização da produção de cachaça em Celso Ramos, além de ser um projeto que irá beneficiar diretamente os produtores e profissionalizar este setor no nosso município, eu também considero este projeto uma realização de um sonho” ressaltou a Secretária Municipal de Agricultura, Marcia Surdi.

 

ASCOM – Prefeitura de Celso Ramos

 

GIRO DE NOTÍCIAS  – Jornalismo Simpatia FM

Deixe seu comentário

Comentário

America/Sao_Paulo aqui