Notícias

MDB presta homenagem às mulheres e lota Galpão Crioulo de Campos Novos

MDB MULHER

Comemoração
Foto: Simpatia FM

O mês de março é destinado à conscientização e comemoração do Dia Internacional da Mulher, lembrado no dia 08. E na última sexta-feira (09), a executiva do MDB e o MDB Mulher realizaram um grande evento para comemorar o dia Internacional da Mulher. Na oportunidade entre as lideranças do município estiveram presentes o prefeito de Abdon Batista Lucimar Salmória, o Deputado Estadual Romildo Titon e o Deputado Federal Valdir Colatto.

   

O galpão Crioulo ficou completamente lotado e o deputado estadual Romildo Titon destacou a importância do papel da mulher na sociedade e na política.

“O MDB mulher é um movimento muito forte em Campos Novos, faz todo o ano essa comemoração, primeiro para homenagear as mulheres pelo seu dia; e em segundo lugar, para agregar cada vez mais o partido que elas representam. Mas o Dia Internacional da Mulher comemoramos com bastante entusiasmo  porque até um passado não muito distante as mulheres era alijadas do processo dentro da iniciativa privada ou no setor público. Hoje as mulheres tem um espaço conquistado pela sua luta, pela sua garra e pela sua persistência”, disse Titon.

 

Atualmente presidente o MDB Mulher de Campos Novos Lucimar Teske França. Na oportunidade o MDB Mulher apresentou aos participantes uma palestra show intitulada, Menina, Moça, Mulher! …Doces Recordações.. com Lucyan Maryan Show.

 

 

 

 Saiba por que o dia das mulheres é comemorado no dia 8 de março

 

As histórias que remetem à criação do Dia Internacional da Mulher alimentam o imaginário de que a data teria surgido a partir de um incêndio em uma fábrica têxtil de Nova York em 1911, quando cerca de 130 operárias morreram carbonizadas. Sem dúvida, o incidente ocorrido em 25 de março daquele ano marcou a trajetória das lutas feministas ao longo do século 20, mas os eventos que levaram à criação da data são bem anteriores a este acontecimento.

 

Desde o final do século 19, organizações femininas oriundas de movimentos operários protestavam em vários países da Europa e nos Estados Unidos. As jornadas de trabalho de aproximadamente 15 horas diárias e os salários medíocres introduzidos pela Revolução Industrial levaram as mulheres a greves para reivindicar melhores condições de trabalho e o fim do trabalho infantil, comum nas fábricas durante o período.

 

Em 1910, durante a II Conferência Internacional de Mulheres Socialistas na Dinamarca, uma resolução para a criação de uma data anual para a celebração dos direitos da mulher foi aprovada por mais de cem representantes de 17 países. O objetivo era honrar as lutas femininas e, assim, obter suporte para instituir o sufrágio universal em diversas nações.

 

Em 1945, a Organização das Nações Unidas (ONU) assinou o primeiro acordo internacional que afirmava princípios de igualdade entre homens e mulheres. Nos anos 1960, o movimento feminista ganhou corpo, em 1975 comemorou-se oficialmente o Ano Internacional da Mulher e em 1977 o “8 de março” foi reconhecido oficialmente pelas Nações Unidas.

 

 

Fonte: Ana Isabel Álvarez Gonzalez, 208 págs., Ed. SOF/Expressão PopularSite Nova Escola – Gente que Educa

 

 

GIRO DE NOTÍCIAS – Jornalismo Simpatia FM

Deixe seu comentário

Comentário

America/Sao_Paulo aqui