Notícias

95 adolescentes compareceram para se vacinar contra Meningite C e HPV em Campos Novos

MODELO 800X400

Prevenção
Foto: Dinara Miguel Padilha

 

A Secretaria Municipal de Saúde de Campos Novos, através da enfermeira responsável pela vigilância epidemiológica e sala de imunização do município, Dinara Miguel Padilha, divulgou nesta segunda-feira (16), os resultados da nova temporada de vacinação, contra a Meningite C e HPV.

 

O dia D, aconteceu neste último sábado (14), onde compareceram 95 adolescentes para a vacinação nos 3 postos de saúde, Bairro Aparecida, Senhor Bom Jesus e na Unidade de Saúde Central de Campos Novos.

 

“No mês de Março obtivemos um total de 196 adolescentes e aguardamos o mês de abril onde essas vacinas continuam sendo disponíveis e agradeço a todos que de uma forma ajudaram nesta campanha, principalmente o pessoal da saúde que trabalhou neste dia”, disse Dinara.

 

Até o fim de março, Santa Catarina conseguiu vacinar contra HPV apenas metade dos adolescentes de até 14 anos, ou seja, mais de 320 mil, que são público-alvo da campanha, porque muitos pais ainda têm dúvidas. Os dados são da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE) no Estado.

 

HPV

 

O HPV (vírus do papiloma humano, do inglês human papiloma virus) é uma infecção sexualmente transmissível, provocada por vírus que ataca, especialmente, as mucosas (oral, genital ou anal), tanto em mulheres como em homens. Existem mais de 200 variações desse tipo de vírus. Alguns subtipos de HPV, segundo a literatura científica, estão associados aos cânceres do colo do útero, de pênis, de orofaringe e, até mesmo, de câncer reto-anal.

 

Em curto prazo, a infecção não apresenta qualquer tipo de sintoma. Em longo prazo, o diagnóstico geralmente aparece quando a infecção já provocou o surgimento desses cânceres. A melhor forma de prevenção é a vacina, que funciona estimulando a produção de anticorpos específicos para cada tipo de HPV, sendo destinada exclusivamente à utilização preventiva, não tendo efeito em infecções pré-existentes ou na doença clínica estabelecida. É importante que os pais atentem para vacinar seus filhos antes do início da vida sexual, assim, caso eles sejam expostos ao vírus na vida adulta, estarão protegidos.

 

Meningocócica C

 

Doença infecciosa causada pela bactéria Neisseria Meningitidis, caracterizada pela inflamação das meninges, podendo deixar sequelas ou levar à morte se o tratamento não for iniciado prontamente. A transmissão ocorre de uma pessoa para outra pela secreção respiratória (gotículas de saliva, espirro ou tosse).

 

Os principais sintomas são febre alta, rigidez na nuca que gera dificuldades para encostar o queixo no peito, dor de cabeça, manchas na pele, confusão mental, dor de garganta, vômitos, náuseas, sonolência, dificuldades para acordar, irritação, cansaço e falta de apetite.

 

 

GIRO DE NOTÍCIAS – SIMPATIA FM

Deixe seu comentário

Comentário

America/Sao_Paulo aqui