Notícias

Lançado Processo de Licitação para construção de nova sede para o CAPS de Campos Novos

CAPA CAPS

Investindo em Saúde
Fotos: ASCOM/CN

 

Os usuários do Centro de Atenção Psicossocial- CAPS “Vida e Saúde”, receberão em breve uma nova sede para atendimento, sendo esta mais ampla, que trará mais comodidade para os acolhimentos. O endereço também será outro, na Rua Jean Martins Ribeiro, na antiga padaria comunitária, em frente ao Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, no Bairro Aparecida.  O edital para licitação da reforma para a sede do CAPS está no site da prefeitura e terá o investimento de R$188.198,45.

 

O CAPS de Campos Novos é um dos mais antigos da região, mantido com recursos próprios da administração municipal, através Secretaria de Saúde, e completará 16 anos em 2018, atendendo pessoas que sofrem com algum tipo de transtorno mental, prestado um serviço de extrema importância para o município.

 

A Secretária de Saúde Sandra Maria Rosar Bresola, ressalta que a mudança da sede é imprescindível, uma vez que possibilitará a ampliação dos atendimentos. “É um avanço muito grande para o nosso município, o CAPS realiza um serviço sério e excepcional em Campos Novos. Nos reunimos com o prefeito e levantamos a necessidade de uma nova sede, e ele prontamente nos atendeu. A expectativa é que após a licitação as obras comecem em breve”, pontuou.

 

O coordenador do CAPS, Enfermeiro Flávio Bittencourt enfatiza que o serviço é indispensável para o município e comenta sobre a nova sede. “Estamos ansiosos, pois aqui na nossa atual sede, o espaço já está ficando pequeno e nossa demanda está aumentando, queremos nos mudar até o final deste ano. A expectativa é grande, pois receberemos tudo novo, as salas serão maiores, mais banheiros, além do prédio ser próprio. Com isso, iremos melhorar e ampliar os atendimentos. Hoje atendemos mais ou menos 600 à 700 por mês, entre consultas, avaliações, acolhimentos e grupos. E com a nova sede, a tendência é ampliar”, disse. 

 

 

Como funciona o atendimento do CAPS

 

Os atendimentos são realizados de Segunda às Sexta, das 8h às 17h, e devem preferencialmente serem encaminhados pela rede básica, onde o paciente vai até o ESF de seu Bairro, e o médico encaminha ao CAPS, se assim for necessário. Atualmente o CAPS conta com os grupos de apoio da família, acompanhado sempre por uma Assistente Social. O grupos das dependências químicas é realizado sob responsabilidade de um Enfermeiro, grupos de autoajuda, com a Psicóloga e debates em grupos são realizados com a Terapeuta ocupacional.

 

“Por algumas vezes o paciente foi deixado à margem da sociedade, mas o CAPS vem para reestruturar o modelo de tratamento para que ele seja aceito na sociedade e para que ele siga uma vida normal, e melhorar o convívio no âmbito familiar. É preciso ter muita coragem para vir aqui e reconhecer que precisa de ajuda, mas é preciso que as pessoas nos procurem sempre que sentirem necessidade, para que a autoestima seja recuperada em qualquer fase da vida”, finalizou o Coordenador.

 

Fonte: ASCOM/CN

 

GIRO DE NOTÍCIAS – SIMPATIA FM

Deixe seu comentário

Comentário

America/Sao_Paulo aqui