Notícias

Larvas do Mosquito da Dengue são encontradas em armadilha na área central de Campos Novos

MARIO FAVRETTO

Estado de Alerta
Foto: Jornalismo Simpatia FM

 

Num trabalho que é coordenado pelo Governo Estadual o Programa de Controle da Dengue, a Vigilância Sanitária da Secretaria da Saúde de Campos Novos instalou mais de 100 armadilhas em Campos Novos que são monitoradas de forma regular. Na última quinta-feira (12), em uma das armadilhas localizadas na área central foram encontradas larvas do mosquito aedes aegypti.

 

De acordo com o fiscal da Vigilância Sanitária de Campos Novos Mario Arthur Favretto, foi um evento esporádico que não deve alarmar a comunidade, mas fica o alerta para que a população não reduza os cuidados com possíveis pontos de proliferação do mosquito transmissor da Dengue, Zica e Chikungunya.

 

Logo após as larvas terem sido encontradas, amostras foram encaminhadas para analise num laboratório de Joaçaba que confirmou o caso. Nesta sexta-feira (13), as Agentes Comunitárias de Saúde do ESF do Bairro Senhor Bom Jesus juntamente com a equipe da Vigilância Sanitária, realizaram uma vistoria da área para eliminação dos criadouros em um raio de 300 metros do local de origem, mas nenhum outro foco foi encontrado.

 

Segue algumas dicas de como evitar a proliferação do Mosquito da Dengue:

 

Prevenção

O mosquito Aedes aegypti é o transmissor do vírus e suas larvas nascem e se criam em água parada. Por isso, evitar esses focos da reprodução desse vetor é a melhor forma de prevenir a dengue! Veja como eliminar o risco:

 

Evite o acúmulo de água

O mosquito coloca seus ovos em água limpa, mas não necessariamente potável. Por isso é importante jogar fora pneus velhos, virar garrafas com a boca para baixo e, caso o quintal seja propenso à formação de poças, realizar a drenagem do terreno. Também é necessário lavar a vasilha de água do bicho de estimação regularmente e manter fechadas tampas de caixas d’água e cisternas.

 

Coloque areia nos vasos de plantas

O uso de pratos nos vasos de plantas pode gerar acúmulo de água. Há três alternativas: eliminar esse prato, lavá-lo regularmente ou colocar areia. A areia conserva a umidade e ao mesmo tempo evita que e o prato se torne um criadouro de mosquitos.

 

Coloque desinfetante nos ralos

Ralos pequenos de cozinhas e banheiros raramente tornam-se foco de dengue devido ao constante uso de produtos químicos, como xampu, sabão e água sanitária. Entretanto, alguns ralos são rasos e conservam água estagnada em seu interior. Nesse caso, o ideal é que ele seja fechado com uma tela ou que seja higienizado com desinfetante regularmente.

 

Limpe as calhas

Grandes reservatórios, como caixas d’água, são os criadouros mais produtivos de dengue, mas as larvas do mosquito podem ser encontradas em pequenas quantidades de água também. Para evitar até essas pequenas poças, calhas e canos devem ser checados todos os meses, pois um leve entupimento pode criar reservatórios ideais para o desenvolvimento do Aedes aegypti.

 

GIRO DE NOTÍCIAS – SIMPATIA FM

Deixe seu comentário

Comentário

America/Sao_Paulo aqui