Notícias

Curso Regional Caminhos do Cuidado – Formação em Saúde Mental é realizado em Campos Novos

CAPA

Prevenção
Fotos: Jornalismo Simpatia FM

 

Está sendo realizado na Biblioteca Pública de Campos Novos o Curso Caminhos do Cuidado – Formação em Saúde Mental, direcionado para as Agentes Comunitárias de Saúde e Equipe de Atenção Básica. O curso oferecido tem como base a política do Ministério da Saúde de Atenção Integral e o cuidado com as pessoas que fazem o uso prejudicial de drogas, norteado pela Redução de Danos (RD) aos usuários. 

 

Essa formação em Saúde Mental inova pelo dinamismo e mudança de modelos. O projeto trabalha com a quebra da lógica do “especialismo” no cuidado em saúde mental, propondo a convergência da atenção envolvendo diversas áreas e setores. Promove ainda a ampliação da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) em seus propósitos, já que os profissionais da Atenção Básica passam a dispor de ferramentas para o acolhimento dos usuários e se tornam multiplicadores dessa linha de cuidado.

 

O curso é organizado pela Regional de Saúde de Joaçaba e é um programa do Ministério da Saúde onde estão participando os Municípios de Abdon Bastista, Vargem e Campos Novos. O curso também é inovador ao discutir e construir um novo papel, ao trabalhar conforme a especificidade de cada território, junto aos ACS, auxiliares e técnicos em enfermagem com o cuidado em Saúde Mental. Além disto, qualifica o olhar e a escuta para dar visibilidade à questão das drogas.

 Estão sendo tratados assuntos como álcool e outras drogas, com o intuito de redefinir as potencialidades, as fragilidades para o conhecimento real do território em que trabalham coma saúde mental, tratando e trocando ideias e estratégias para o melhor atendimento da população, como destacou Edna Maria Mendes Assistente Social e palestrante do município de Herval D’Oeste.

 

GIRO DE NOTÍCIAS – SIMPATIA FM

Deixe seu comentário

Comentário

America/Sao_Paulo aqui