Notícias

Prefeito Zancanaro afirma que se necessário for “devolverá o dinheiro aos cofres públicos”

CAPA ZANCANARO

Esclarecimento
Foto: Simpatia FM

Após a denúncia feita pelo vereador Darcy Rodrigo Pedroso (MDB), durante a sessão de terça-feira (07), referente ao título que o prefeito de Campos Novos Silvio Alexandre Zancanaro (PSD) recebeu em 2017, por meio de pesquisa realizada pela União Brasileira de Pesquisas – UBD, concedendo a Medalha Brasil Suíça e Certificado de Qualidade Total pelo 3º lugar na Classificação no Estado e 25º no País, o departamento de jornalismo da Simpatia FM procurou uma resposta.

 

O fato é que a empresa que concede o título foi denunciada pela equipe de Reportagem do Fantástico da rede Globo na edição de 05 de agosto.  Na reportagem exibida um jumento com nome de Precioso recebeu o certificado como um dos cem melhores prefeitos do Brasil. E conforme a reportagem, para ser eleito, precioso não baixou decreto nem cortou pastos; ele só teve que pagar a uma das empresas que vendem diplomas de melhor gestor para prefeitos, vereadores e secretários municipais.

 

Ministério Público do Rio Grande do Sul está investigando as premiações compradas por políticos com recursos públicos. E este foi o fato que chamou a atenção do vereador Darcy Rodrigo Pedroso. Ele informou em entrevista que encontrou no Portal da Transparência, o pagamento do certificado para a empresa denunciada, feito com recursos públicos.

 

O prefeito Zancanaro estava participando de um evento da FECAM em Florianópolis e no final da tarde desta quarta-feira (08), enviou um áudio para imprensa explicando a situação.

 

O prefeito informou que a viagem à Brasília originou diária porque foi o momento de participação da XX Marcha dos Prefeitos, realizada no período de 15 a 18 de maio.  E a cerimonia de honraria foi realizada em 17 de maio em Brasília. Portanto as diárias foram originadas por conta do evento dos prefeitos, e não exclusivamente pela cerimonia de homenagem.

 

O Prefeito recordou que a premiação na época foi por conta de investimentos realizados pela administração municipal em vários setores especialmente na Educação com a implantação do sistema Positivo de Ensino.

 

“Entendemos que era um reconhecimento para o município, em razão das ações implementadas naquele período”, explicou Zancanaro.

 

O prefeito disse ainda que não existia nenhuma informação que desabonasse a empresa, por este motivo participou do evento. “Se ocorreu alguma lesão eu também me sinto vítima”, afirmou.

 

Ele comentou que depois das notícias vinculadas nacionalmente, vi apurar os fatos e se necessário for devolverá os recursos aos cofres públicos.

 

“Agora com essas notícias vinculadas, estarei sim averiguando com as autoridades competentes às informações referentes a este evento; e irei se necessário for, ressarcir o município do valor pago, pois esta é a forma da nossa transparência. Mas não dá para admitir que venham colocar situações que desabonem a nossa integridade ou que venham a criar dúvidas” explicou Zancanaro.

 

“Vou encaminhar toda a documentação para o Ministério Público para averiguar o evento e se fomos vítimas de qualquer fraude por parte dos organizadores, iremos sim processá-los. Vou sugerir inclusive uma ação conjunta, pois na ocasião tinham diversos prefeitos recebendo a mesma honraria” concluiu.

 

MINISTÉRIO PÚBLICO INSTAURA INQUÉRITO CIVIL

 

A promotora Raquel Betina Blank responsável pela 3ª Promotoria da Comarca de Campos Novos informou que já foi instaurado um inquérito civil para apurar o fato denunciado e deverá propor um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) ao prefeito Silvio Alexandre Zancanaro, diante da situação, para que ele devolva o valor pago aos cofres públicos, referente ao valor investido no pagamento da premiação.

 

 GIRO DE NOTICIAS – Jornalismo Simpatia FM

Deixe seu comentário

Comentário

America/Sao_Paulo aqui