Notícias

Treinamento da Diretoria de Vigilância Sanitária de SC acontece em Campos Novos

TREINAMENTO

Capacitação
Foto: ASCOM – ADR Campos Novos

Servidores da Diretoria de Vigilância Sanitária da Secretaria de Estado da Saúde estão realizando nesta quarta-feira, dia 15 de agosto, para os municípios das ADRs de Campos Novos, Curitibanos Videira, Joaçaba e Concórdia, bem como aos técnicos de VISA das referidas ADRs, o treinamento  abordando três pontos principais:

- Fiscalização em saneamento básico;  Dengue; e Vigidesastre.

 

O evento técnico é sediado pela Gerência Regional de Saúde da Agência de Desenvolvimento Regional de Campos Novos. Estão no município os servidores da DIVS Anselmo Granzotto, Renato Silveira e Antonio Marcio.

 

 

O Gerente de Saúde da ADR Campos Novos, Antoninho Tibúrcio Gonçalves informa sobre o evento, ressaltando que um dos objetivos é resgatar e fortalecer a relação entre vigilância e saúde, em especial quanto à questão do saneamento básico, que globalmente abrange questões do dia a dia da população como destinação correta do lixo, implantação de rede de esgoto, água de qualidade e drenagem pluvial.

 

Antoninho reforça que no caso da dengue, o número de focos no Brasil cresceu 70% em relação ao ano passado, embora o vírus circulante tenha reduzido, tendo na prevenção juntamente com órgãos de saúde e população uma arma infalível para o aumento do número de doentes.

 

Já o Programa Vigidesastre nasceu da necessidade de desenvolver ações quanto á inundações, que pode ter consequências diretamente relacionadas à saúde pública, como no caso de doenças da leptospirose, respiratória, tétano acidental, diarreicas agudas e também psicológicas ocasionadas pelos traumas provocados devido à desastres ocasionados por eventos climáticos.

 

O  programa se estende também para outros eventos relacionados ao clima como ondas de calor, ondas de frio e estiagens. Nestes aspectos se ressalta a necessidade da criação de um Plano de Emergência em Saúde Pública.

 

 

GIRO DE NOTÍCIAS – Jornalismo Simpatia FM

 

Deixe seu comentário

Comentário

America/Sao_Paulo aqui