Notícias

Municípios da AMPLASC participam de Seminário de Turismo da FECAM

MODELO 800X400

Conhecimentos
Foto: AMPLASC

 

Encerrou nesta quarta-feira (19) o Seminário Catarinense de Desenvolvimento Turístico Municipal promovido pela FECAM. O evento reuniu em Santo Amaro da Imperatriz Secretários Municipais de Turismo, Diretores e Técnicos da área, profissionais do trade turístico entre outros interessados.  A região da AMPLASC esteve representada através dos municípios de Campos Novos e Celso Ramos através de seus Gestores de Turismo além de Delegados e Suplentes que colaboram na construção do Plano Municipal de Turismo SENAC/AMPLASC.

 

Durante os dois dias do evento por meio de painéis, debates e troca de experiências foi demonstrado a importância do fomento do turismo como atividade propulsora do desenvolvimento.  Um dos momentos especiais para a região ocorreu quando houve a citação do Projeto da Marina de Abdon Batista, o qual segundo o especialista Alexandre Biz, “caso efetivada a obra vai gerar riqueza e um impacto positivo não só para o município onde estará instalada mas, para toda a região Oeste e Meio-Oeste de Santa Catarina”. 

 

Ele referenciou o projeto tendo em vista que vai trazer desenvolvimento de novas empresas e serviços provando que independente do porte do município o turismo pode ser um eixo de desenvolvimento econômico e social, porém exige apoio mútuo “não há como inovar no Turismo sem modelo reconhecido internacionalmente Tríplice Hélice (Estado + Setor Produtivo + Academia)”.

 

Para auxiliar os gestores na tomada de decisões relacionadas ao turismo a Federação Catarinense de Município (FECAM) lançou no encontro o Programa Turismo em Números. Com base no Índice de Desenvolvimento Municipal Sustentável (IDMS) a ideia foi transformar dez indicadores do turismo em índice para facilitar o entendimento da atividade no estado.

 

O Programa ainda está em fase de estudos e em breve ficará acessível a todos. O diretor executivo da FECAM, Rui Braun, presente no evento reforço a importância dos gestores colaborarem com o índice e manter os dados atualizados junto aos órgãos de pesquisa e no site de turismo. “Faltam dados do turismo como atividade econômica, e sem dados é difícil o convencimento”.

 

Os participantes ainda tomaram conhecimento da Metodologia de Categorização dos Municípios e o Mapa do Turismo Brasileiro. Conforme a posição do município o Ministério do Turismo transfere recursos para apoio a programas, projetos e ações turísticas. Atualmente, 151 municípios de Santa Catarina integram o Mapa, dentre estes: Abdon Batista (categoria E), Campos Novos (categoria C) e Zortéa (categoria D). A inclusão de municípios na nova versão do Mapa vigorará em 2019.

 

O Seminário promovido FECAM, com o apoio das Associações de Municípios, os Colegiados Regionais de Turismo, com a execução da Escola de Gestão Pública Municipal (EGEM) veio a calhar com a construção do Plano Municipal de Turismo com ênfase Regional, atualmente em desenvolvimento pela AMPLASC juntamente com o SENAC.

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da AMPLASC

 

 

JORNALISMO SIMPATIA FM

Deixe seu comentário

Comentário

America/Sao_Paulo aqui