Notícias

Programas de empreendedorismo são desenvolvidos em escolas estaduais da 8ª ADR

ADR_EDUCAÇÃO

Capacitação Certificada
Foto: ADR Campos Novos

Foram entregues na tarde desta segunda-feira, 26, na sala de reuniões da 8ª Agência de Desenvolvimento Regional – ADR Campos Novos, os certificados aos professores que participaram em 2018 das capacitações dos programas da Junior  Achievement Brasil (JA), instituição que tem a Campos Novos Energia S.A. – Enercan, como sua mantenedora.

 

Desde 2016, os programas são aplicados no município de Campos Novos, abrangendo as redes estadual, municipal e particular de ensino, beneficiando estudantes sem custo algum.  

 

Na rede estadual de ensino, a aplicação dos programas que são voltados ao empreendedorismo, foi viabilizada por meio da Gerência Regional da Educação – GERED/ADR. Conforme a Multiplicadora do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE), Liane de Souza, na rede estadual de ensino, os programas são desenvolvidos na EEB Paulo Blasi, EEB Henrique Rupp Junior, EEB Coronel Gasparino Zorzi, EEB Professora Antonia Correa Mendes e EEB José Faria Neto.

 

Conforme Liane que coordena as ações pela GERED, estão sendo atendidos alunos do nono ano com o Programa As Vantagens de Permanecer na Escola e alunos de 1º ano do Ensino Médio com os Programas Vamos Falar de Ética e Conectado com o Amanhã, aplicados em cinco momentos nas escolas, no decorrer do ano letivo. Para 2019 o planejamento prevê a inserção de outros dois programas que são: Montando Sua Carreira junto aos alunos do 9º ano e Meu Dinheiro, Meu Negócio junto aos alunos do 1º ano do Ensino Médio.

 

Conforme o Diretor Executivo da Junior Achievement em Santa Catarina, Evandro Carlos Badin, mais de mil jovens foram beneficiados em Campos Novos em 2018.  “Em Santa Catarina este projeto está presente há 21 anos atendendo 69 municípios e quase 600 mil jovens. Em Campos Novos temos a alegria de atender neste ano até o momento 1.037 jovens. A missão é sempre incentivar os jovens a empreender no sentido mais amplo da palavra, empreenderem suas próprias vidas, seus sonhos, suas vontades, mas estando mais preparados, mais conscientes do que precisam fazer para ter sucesso”, disse Evandro Carlos.

 

Para Alexandra Antoniazzi, Coordenadora de Projetos da Enercan, os programas complementam a formação dos jovens frente ao mercado global. “Empreender para a vida, ter uma visão deste cenário macro/global que é extremamente flexível, com mudanças muito rápidas e fazer com os nossos jovens de Campos Novos tenham acesso a essas informações e reflexões e acrescentem à sua formação”, complementou a representante da Enercan.

 

A JA é uma das maiores organizações sociais incentivadoras de jovens do mundo, estimulando e desenvolvendo estudantes para o mercado de trabalho através do método “Aprender-fazendo”.

 

Á proposta é gerar caminhos para que os jovens estejam preparados para os desafios e carreiras da nova economia. Desde sua fundação no Brasil, em 1983, a rede contou com a colaboração de mais de 150 mil voluntários e atendeu mais de 5 milhões de estudantes em 26 estados brasileiros e no Distrito Federal.

 

Fonte: ASCOM ADR Campos Novos

 

GIRO DE NOTÍCIAS – Jornalismo Simpatia FM

Deixe seu comentário

Comentário

America/Sao_Paulo aqui