Notícias

Vigilância Sanitária interdita consultório odontológico em Campos Novos

interditado

Situação Irregular
Foto: Vigilância Sanitária

No último final de semana a Vigilância Sanitária e Campos Novos realizou ação conjunta com o Conselho Regional de Odontologia para verificar a situação de um consultório odontológico no município.

 

De acordo com o fiscal sanitarista Mario Arthur Favreto, durante a fiscalização foram registradas diversas irregularidades no local, como sujeira acumulada nas paredes, nos equipamentos e nos móveis. Indicativo de que não foram corretamente desinfetados, conforme define a legislação vigente.

 

Foram encontrados instrumentais cirúrgico-odontológicos sendo utilizados sem esterilização, fato demonstrado por estarem acondicionados fora de embalagem estéril com registro de data de esterilização.

 

Também foram encontrados diversos produtos para saúde com prazo de validade vencido, como, por exemplo, anestésicos. Todos os produtos foram apreendidos por medida cautelar e também o estabelecimento teve suas instalações interditadas. Além de outras irregularidades diversas que demonstram o descumprimento da Resolução Normativa DIVS/SES nº 002/2017 que normatiza e orienta o funcionamento dos serviços odontológicos.

 

O autuado responderá aos procedimentos legais junto à Vigilância Sanitária, sendo assegurado seu direito à ampla defesa e ao contraditório. “A interdição a princípio ficou por 30 dias. O profissional vai ter que procurar o Conselho Regional de Odontologia e vigilância sanitária, até mesmo para tirar os lacres para ele iniciar as reformas que ele vai ter que fazer. Mas de qualquer forma vai ser aberto o processo sanitário, quando ele terá o período para apresentart defesa e se justificar diante do ocorrido” explicou Mario Arthur Favreto, ao jornalismo da Simpatia FM.

  

 

Como forma de prevenção Mario Arthur Favreto dá algumas dicas “é importante que as pessoas estejam atentas a forma como o profissional que elas vão se comporta, pois até mesmo a estrutura geral do consultório já permite a pessoa verificar que tem alguma coisa errada. E situações tão básicas como a própria limpeza do consultório é tão problemática é sinal que eventualmente, outras coisas mais complexas como cuidados com os produtos de saúde e esterilização estão falhando também neste aspecto”, finalizou Mário.

 

  

Colaboração: Mario Arthur Favreto

 

GIRO DE NOTÍCIAS – Jornalismo Simpatia FM

Deixe seu comentário

Comentário

America/Sao_Paulo aqui