Notícias

Seminário Regional apresenta ações dos Planos de Gestão das Escolas Estaduais da 8ª ADR

ADR_Campos Novos

Gestão Escolar
Foto: ASCOM – ADR Campos Novos

A 8ª Agência do Desenvolvimento Regional – ADR Campos Novos, por meio da Gerência Regional de Educação – GERED, realiza na tarde desta sexta-feira, 07, das 15h às 19hs, no auditório da EEB Coronel Gasparino Zorzi, o 6º Seminário Regional dos Planos de Gestão Escolar que em 2018 teve como proposição “Gestão Democrática e o Papel do Conselho Deliberativo Escolar”. 

 

A formação dos gestores das escolas estaduais dos municípios de abrangência da ADR Campos Novos (Abdon Batista, Brunópolis, Campos Novos, Celso Ramos, Ibiam, Monte Carlo, Vargem e Zortéa) por meio dos Planos de Gestão já acontece desde 2016 e neste de 2018 teve início em abril, culminado com o Seminário Regional de apresentação de relatos de experiências voltados a Gestão Democrática.

 

Focando na função social da escola, os relatos de experiências contemplam ações desenvolvidas em 2018, contendo como referência o Plano de Gestão Escolar e suas dimensões, bem como o Plano de Ação a partir dos resultados da SAGE-SC (Sistemática de Avaliação da Gestão Escolar nas Escolas da Rede Estadual de Santa Catarina), priorizando a gestão participativa dos membros do Conselho Deliberativo Escolar.

 

Os Planos de Gestão referem-se à experiência na perspectiva da Gestão Democrática, evidenciando a participação coletiva. É uma ferramenta de escolha da função de diretor na rede estadual de ensino, por meio da seleção de Plano de Gestão Escolar.

 

 

 

 

Na 8ª ADR, as orientações, assim como o monitoramento dos Planos de Gestão tem como tutoras na GERED, a Integradora de Ensino, Cristiane Borré de Souza e Denise Siqueira Brandão que atua junto aos Conselhos Deliberativos das Escolas.

 

“O diretor da unidade escolar é escolhido através de um plano que ele traça e monitorado por esta formação e agora a partir a partir de 2018, em parceria com o Conselho Deliberativo Escolar, que também faz um suporte, avalia e orienta, pois sabemos que não existe escola sem a família, sem os pais e sem a comunidade num todo”, considerou a tutora Denise Siqueira Brandão.

 

O Gerente Regional de Educação, Alaor Gotz, salientou na abertura do Seminário Regional, a importância da socialização das atividades dos gestores das unidades de ensino. “É o momento de demonstrar as atividades dos gestores a toda comunidade escolar. Foi um bom trabalho feito em 2018 e é importante socializar as atividades desenvolvidas junto à comunidade escolar, o que possibilita uma educação de fato”, declarou Alaor.

 

Na oportunidade Alaor Gotz também evidenciou o grande empenho de toda a equipe da GERED da 8ª ADR na promoção de ações que contribuam para uma educação de qualidade.

 

Fonte: ADR Campos Novos

GIRO DE NOTÍCIAS – Jornalismo Simpatia FM

Deixe seu comentário

Comentário

America/Sao_Paulo aqui