Notícias

Vigilância Sanitária de Campos Novos realiza Apreensão de queijos artesanais sem procedência

MODELO 800X400

Proteção à Saúde
Foto: Vigilância Sanitária de Campos Novos

 

No dia 17/01 a Vigilância Sanitária realizou a apreensão de 31 unidades de queijo artesanal sem procedência comprovada em um estabelecimento comercial do município, os produtos foram apreendidos por medida cautelar no interesse de proteção à saúde. Recentes alterações na lei facilitaram a produção e comércio de queijos artesanais, porém isso não significa que as pessoas possam produzir estes produtos de qualquer maneira. Não é possível produzir alimentos sem garantir um mínimo de segurança aos consumidores.

 

No caso de Santa Catarina os produtores de queijo artesanal devem seguir a Lei Estadual nº 17.486/2018, essa lei define que o produtor ainda deverá ter registro junto ao órgão de fiscalização competente (Serviço de Inspeção Municipal, Estadual ou Federal), que apenas propriedades livres de tuberculose e brucelose (e certificadas como tal) podem produzir esses queijos. O produtor deve também garantir as boas práticas de fabricação, controle de potabilidade de água e controle de mastite em seus animais. Assim como, cumprir uma série de normas higiênico-sanitárias.

 

Além disso, os manipuladores que forem fabricar o queijo devem fazer exames de saúde, no mínimo anualmente, para garantir que não possuem nenhuma doença de transmissão hídrica ou alimentar que possa contaminar o alimento. O produto também deve cumprir as exigências quanto à sua rotulagem, possuindo uma que permita sua rastreabilidade, ou seja, que seja possível identificar quem foi o produtor, onde e quando foi produzido o queijo. Entre outras informações específicas de legislações referente a rotulagem de alimentos que devem ser informadas ao consumidor, como, por exemplo, aviso de presença de substância alergênicas.

 

Fonte: Vigilância Sanitária

 

GIRO DE NOTÍCIAS – JORNALISMO SIMPATIA FM

Deixe seu comentário

Comentário

America/Sao_Paulo aqui