Notícias

Secretaria de Saúde de Campos Novos reforça campanha contra o Sarampo

DINARA

Prevenção
Foto: Jornalismo Simpatia FM

 

As três salas de vacina do Município (ESF Bom Jesus, ESF Aparecida e Unidade Central de Saúde- PAM) estarão abertas no próximo sábado, dia 16 de março, das 13h às 17h, para oferecer à população campovense a vacina Tríplice Vira (Sarampo, Caxumba e Rubéola). Conforme explicou a enfermeira da vigilância epidemiológica, Dinara Miguel Padilha, a Campanha deve ser levada a sério pela comunidade, uma vez que 13 casos de Sarampo foram confirmados em um Navio MSC Seaview, em Santos- SP.

 

A enfermeira ressalta que a vacina é disponibilizada nas três salas do município de segunda à sexta-feira. Para o cidadão ser considerado imunizado, deve ter tomado duas doses:

 

A primeira dose partir dos 12 meses de idade e a segunda quando a criança tiver 15 meses;

 

Crianças mais velhas, adolescentes e adultos não vacinados ou sem comprovação de doses aplicadas: duas doses com intervalo de 30 dias;

 

Também podem se vacinar gratuitamente indivíduos até 29 anos (duas doses, com intervalo mínimo de 30 dias) e indivíduos entre 30 e 49 anos (uma dose);

 

Indivíduos com história pregressa de sarampo, caxumba e rubéola são considerados imunizados contra as doenças, mas é preciso certeza do diagnóstico. Na dúvida, recomenda-se a vacinação.

 

Contraindicações da vacina:

 

Gestantes, pessoas com comprometimento da imunidade por doença ou medicação, história de anafilaxia após aplicação de dose anterior da vacina ou a algum componente.

 

Crianças com história de reação anafilática a ovo.

 

Sobre a doença:

 

É uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave — especialmente para crianças pequenas —, transmissível e extremamente contagiosa. A única prevenção é a vacina tríplice viral. O sarampo se espalha no ar por gotículas produzidas ao tossir ou espirrar. Também pode ser transmitido pela saliva (beijo ou bebidas compartilhadas); por contato com a pele (apertos de mão ou abraços); e pelo toque em uma superfície contaminada (cobertor ou maçaneta, por exemplo).

 

Sintomas:

 

Febre acima de 38º C;

 

Dor de garganta e tosse seca;

 

Dor muscular e cansaço excessivo;

 

Manchas vermelhas na pele, sem relevo, que se espalham pelo corpo;

 

Manchas vermelhas na pele que não coçam;

 

Manchas brancas no interior da boca, sendo cada uma rodeada de um anel vermelho;

 

Conjuntivite ou Vermelhidão nos olhos.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação de Campos Novos

 

GIRO DE NOTÍCIAS – JORNALISMO SIMPATIA FM

Deixe seu comentário

Comentário

America/Sao_Paulo aqui