Notícias

Cerimônia de comemoração do centenário do Museu Histórico e Arqueológico reuniu ex-prefeitos de Campos Novos

MUSEUS

Comemoração
Foto: ASCOM – Prefeitura de Campos Novos

Na manhã desta segunda-feira (13), a Fundação Cultural Camponovense realizou a cerimônia de abertura da 17ª Semana Nacional de Museus e as comemorações aos 100 anos do prédio do Museu Histórico e Arqueológico Sebastião Paz de Almeida. O evento reuniu alunos e professores de Escolas da Rede Estadual, Municipal e Particular de Ensino, Servidores Municipais, bem como autoridades locais e os ex-prefeitos de Campos Novos: Athos de Almeida Lopes, Sebastião Correa e Nelson Antônio Serpa.

 

O evento contou com a presença dos autores do Hino de Campos Novos, senhor Gilberto Nunes e José Milton Machado. Na ocasião, o Hino foi executado por Gilberto Nunes.

 

O Prédio foi construído Em 1919, quando o Coronel Francisco Alves Fagundes era Prefeito Municipal. Atualmente funciona o Museu Histórico e Arqueológico Sebastião Paz de Almeida e o Arquivo Histórico Doutor Waldemar Rupp.

 

O momento foi um encontro de passado e presente, onde muitas histórias foram resgatadas, pois, o prédio histórico já sediou a Superintendência Municipal, o Fórum de Justiça e o Conselho Municipal. Na ocasião a historiadora Enedy Padilha da Rosa realizou uma breve explanação do trabalho de pesquisa sobre a história de Campos Novos que desenvolveu no período em que trabalhou na conhecida Casa da Cultura.

 

A Superintendente da Fundação Cultural Camponovense Marli Becker, ressaltou a importância deste evento. “A equipe da Fundação Cultural se empenhou muito para realizar este evento. Ficamos extremamente felizes por contar com a presença dos ex-prefeitos: Athos de Almeida Lopes, Sebastião Corrêa e Nelson Antônio Serpa e também com a presença da dona Lúcia Corrêa, esposa do ex-prefeito Mansur Melquiades Elias, pois foram prefeitos que contribuíram muito com a cultura. Seguimos o nosso trabalho, buscando sempre parcerias para difundir e valorizar cada vez mais a cultura no Município”.

 

 

A semana prossegue com diversas atividades abertas para a comunidade. Confira a programação completa:

 

14 de maio

- 9h às 10h e 14h às 15h – Palestra com o tema “Nossas raízes e o futuro das tradições”.

 

15 de maio

- 9h às 12h e 14h às 17h – Exposição de indumentárias gaúchas e utensílios domésticos campeiros utilizados pelos antepassados.

 

16 de maio

9h às 10h e 15h às 16h – Contação de histórias com a historiadora Sra. Enedi Padilha da Rosa e o professor historiador Sr. Celito Chiodi.

 

17 de maio

9h às 12h e 14h às 17h – Sarau de músicas tradicionalistas, declamações e poesias com a parceria do CTG Porteira Camponovense.

 

 

Fonte: ASCOM – Prefeitura de Campos Novos

 

GIRO DE NOTÍCIAS – Jornalismo Simpatia FM

 

Deixe seu comentário

Comentário

America/Sao_Paulo aqui