Notícias

Circuito de Cinema Infantil chega ao Meio-Oeste para exibições em escolas públicas

MODELO 800X400

Oportunidade
Foto: Divulgação

 

O Circuito de Cinema Infantil chega a Campos Novos a partir do dia 20 de maio para uma série de exibições de filmes na região. As sessões, que são gratuitas, acontecerão em escolas das redes públicas municipal e estadual de ensino nas cidades de Abdon Batista, Celso Ramos, e, claro, Campos Novos. Na tela a garotada vai conferir oito produções premiadas na Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis de 2018.

 

Como parte da programação do Circuito, no dia 21 de maio, haverá a palestra sobre “Desenvolvimento Econômico e Economia Criativa” com Claudia Leitão. Será às 19h30, também com entrada gratuita, na Associação Empresarial, Rural e Cultura Camponovense (ACIRCAN). Doutora em Sociologia pela Sorbonne, Paris V, e professora da Universidade Estadual do Ceará, Claudia é diretora do Observatório de Governança Municipal do Instituto de Planejamento de Fortaleza (IPLANFOR) e consultora em políticas públicas para a economia criativa. “Em um momento que se fala tanto de sustentabilidade e cidades criativas é fundamental pensar também em ações voltadas para as crianças”, explica a diretor e idealizadora da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, Luiza Lins.

 

Mas o que é economia criativa? Segundo o SEBRAE, é o conjunto de negócios baseados no capital intelectual e cultural e na criatividade que gera valor econômico. A indústria criativa estimula a geração de renda, cria empregos e produz receitas de exportação, enquanto promove a diversidade cultural e o desenvolvimento humano. “Ela pode ser definida como atividades que resultam em indivíduos exercitando a sua imaginação e explorando o seu valor econômico. Em um momento de grandes transformações, ampliar os nossos horizontes em relação a maneiras de gerar negócios e renda pode ser extremamente estimulante” reforça a diretora da Mostra.

 

O Circuito Infantil, que é cria da Mostra, acontece há nove anos e em 2019 lança a 14ª edição do seu DVD que é distribuído para cidades de Santa Catarina, do Brasil e até no Exterior, sempre com a premissa de que os filmes sejam exibidos gratuitamente em escolas e centros culturais. O projeto acontece com o patrocínio da Enercan desde a primeira edição e tem como objetivo democratizar o acesso ao cinema nacional produzido para as crianças, além de levar para outras cidades catarinenses o sucesso de um evento que acontece em Florianópolis e que neste ano comemora 18 anos!

 

Luiza Lins explica que a ideia é “semear uma semente de transformação cultural nos municípios catarinenses”. O material é gratuito e a contrapartida é para que gestores realizem as sessões nas suas cidades até o final do ano. Desde 2015, os filmes também contam com as opções de audiodescrição para cegos e LIBRAS para surdos.

 

O alcance do Circuito no curso desses nove anos impressiona: foram mais de 140 curtas-metragens exibidos para mais de 500 mil espectadores, entre crianças e adultos. Só no ano passado as sessões atraíram 53 mil crianças, passando por 78 cidades catarinenses e por outras 30 em regiões distintas do Brasil – além de países da América Latina e em Portugal!

 

A nova edição do DVD do circuito foi lançada no início de maio, durante o Fórum de Gestores Municipais de Cultura da FECAM, em Garopada, quando foram distribuídos 150 (DVD + Cartazes) para serem exibidos pelo Estado. O DVD conta com oito curtas-metragens nacionais e internacionais, entre animações e ficção:

 

“O Menino Cabeça-de-Flor” (de Vanessa Heeger, BA, Animação, 2017, 2min); 

 

“Dia das Nações” (de Luli Gerbase, RS, Ficção, 2017, 12min);

 

“Formiga” (de Julia Ocker, ALE, Animação, 2017, 3min37sg);

 

“Fábula de Vó Ita” (de Joyce Prado e Thalitta Oshiro, SP, Ficção, 2016, 5min);

 

“Os Segredos do Rio Grande” (Analúcia Godoi e alunos d o Projeto Animação, ES, Animação, 2017, 6min);

 

“Lá do Alto” (de Luciano Vidigal, RJ, Ficção, 2016, 9min), “Pirilampo” (de Carlos Avalone, SP, Animação, 2018, 5min);

 

“Bá” (de Leandro Tadashi, SP, Ficção, 2015, 14min).

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação de Cinema Infantil e Acircam

 

GIRO DE NOTÍCIAS – JORNALISMO SIMPATIA FM

Deixe seu comentário

Comentário

America/Sao_Paulo aqui