Notícias

Direção da UPA emite Nota Oficial sobre Motim realizado na noite de sexta-feira em Campos Novos

UPA

Nota Oficial
Foto: Jornalismo Simpatia FM

 

Nesta sexta feira (17), próximo das 21:30 horas, internos de algumas celas da Unidade Prisional Avançada de Campos Novos iniciaram movimento de motim. Os Agentes Penitenciários de plantão solicitaram apoio da Polícia Militar, assim como Agentes em folga. O Gestor da Unidade solicitou reforço das Unidades prisionais da região.

 

Assim que reuniu-se equipe suficiente para realizar as medidas necessárias de forma segura e eficiente, iniciou-se a investida coordenada por Agentes Penitenciários locais com treinamento especializado e experiência em intervenções prisionais.

 

Com o apoio das guarnições da Polícia Militar de Campos Novos, PPT do Batalhão de Polícia Militar de Herval do Oeste, Equipe de Agentes Penitenciários das Penitenciárias de Curitibanos e São Cristóvão do Sul, Presídio Masculino de Lages e Presídio Regional de Lages, foi contido o movimento de subversão a ordem, retirados os presos das celas depredadas e transferidos para outras Unidades Prisionais do Estado.

 

Três celas das seis envolvidas sofreram danos graves ao patrimônio público pois peças modulares internas das celas foram arrancadas e usadas pelos presos na tentativa de romper os portões das celas, sendo estas interditadas para perícia e reforma.

 

Durante as ações, tanto presos quanto servidores não sofreram lesões. Toda ação coordenada usou de meios de contenção não letais e de efeito moral. Considerando a redução de vagas em razão dos danos, e disponibilidade do Departamento de Administração Prisional em conceder vagas provisórias em outras Unidades, e principalmente visando a manutenção da disciplina, ordem e segurança da Unidade vinte e nove presos foram transferidos na madrugada deste sábado (18).

 

As motivações estão sendo investigadas, mas dentre os motivos para o motim dos presos, informações indicam que o descontentamento pela recentes condenações geradas pelas operações deflagradas pela Polícia Civil, e assim o desejo de serem transferidos para penitenciárias.

 

Cabe salientar a resposta rápida das instituições Estaduais envolvidas para solução efetiva e precisa da ocorrência destacou Leonardo Moreira dos Santos – Agente Penitenciário, Responsável pelo setor Penal da Unidade Prisional de Campos Novos.

 

A Administração da Unidade Prisional Avançada de Campos Novos agradece o apoio e parabeniza as equipes de Polícia Militar e Agentes Penitenciários que participaram da operação.

 

Fonte: Leonardo Moreira dos Santos – Agente Penitenciário, Responsável pelo setor Penal da Unidade Prisional de Campos Novos

 

GIRO DE NOTÍCIAS – JORNALISMO SIMPATIA FM

Deixe seu comentário

Comentário

America/Sao_Paulo aqui