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Educadores de Campos Novos serão capacitados pelo Programa “Nau dos Mestres”

ENERCAN

Conexões interdisciplinares
Foto: ASCOM – ENERCAN

Seis escolas do município de Campos Novos vão participar o programa Nau dos Mestres, uma iniciativa que prevê o repasse de conteúdo complementar às disciplinas de Ciências, Biologia, Artes, Química, Física e Matemática. O programa será desenvolvido na próxima quinta-feira, dia 16, das 13 às 17 horas, na Escola de Educação Básica Gasparino Zorzi, quando será realizada a 1ª Formação de Educadores das Escolas Estaduais de Ensino Fundamental de Campos Novos.

 

Ao todo, 30 professores das Escolas Paulo Blasi, Henrique Rupp Júnior, Cel. Gasparino Zorzi, José Faria Neto, José Zanchett e José Cesário Brasil vão participar. Até o fim do ano, outros dois encontros de formação estão confirmados.

 

Durante o evento, os participantes terão acesso a 24 projetos experimentais, cujos materiais estarão disponíveis em um móvel que simula a “Corujola”, um tipo de nave descrita no material didático que acompanha o projeto. Além do conteúdo educacional, o laboratório móvel também é composto por um livro do professor e livros ilustrados para os alunos, cujos títulos das obras são Mestre Leonardo (Física, Mecânica e Energia), Mestre Merlim (Química), Mestre Gaia (Biologia, Meio Ambiente e Ecossistemas) e Mestre Apolo (Matemática, Cores e Luz e Sombra).

 

Posteriormente, ao levar as experiências para a sala de aula, os alunos serão estimulados a fazer novas descobertas: como virar um copo sem deixar a água cair, como fazer um arco-íris e como impulsionar um objeto sem empurrá-lo são alguns exemplos de perguntas que deverão ser respondidas com a ajuda dos ensinamentos disponíveis nos livros. O objetivo é oferecer materiais didáticos para incentivá-los a assimilar conceitos teóricos de modo atrativo e inteligente.

 

Patrocinado pela ENERCAN, via Lei Rouanet, e desenvolvido pela Evoluir – Educação Transformadora, o programa Nau de Mestres prioriza atividades que sugerem o uso de atributos como protagonismo, colaboração, autonomia e empatia, sempre a partir da criação de um cenário que favorece a compreensão das conexões interdisciplinares.

 

Fonte: ASCOM – ENERCAN

 

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