Notícias

Família faz rifa para pagar tratamento de filho que está com doença degenerativa na visão

Welisson

Solidariedade
Foto: Divulgação

A vida da família de Wellisson Vieceli de Oliveira, de 21 anos, mudou no início deste mês de maio quando ele foi diagnosticado com uma doença no olho, após reclamar de incômodo e dificuldades visão embaçada. Welisson e sua família moram em Campos Novos, ele é professor de Educação Física e trabalho no município de Ibiam na escola Heriberto Hülse e precisa se deslocar todos os dias para o vizinho município.

 

A doença que afetou o jovem professor se chama Ceratocone, a enfermidade, que é degenerativa, vai diminuindo a visão e pode causar cegueira se não for tratada. Esta doença não tem cura, porém, com a cirurgia é possível estabilizar a evolução da doença.

 

A família está buscando com a ajuda de uma rifa e o apoio dos amigos arrecadarem um valor que possa arcar com o tratamento, conforme explica a mãe de Wellison que trabalha nas “Lojas Magrão” em Campos Novos Cleuseni Viecelli, conhecida por todos como Cleusa.

 

O valor da cirurgia está orçado R$ 9. 800,00 e precisa ser feito com urgência. A primeira cirurgia está agendada para o dia 11 de junho. A cirurgia do segundo olho será em 27 de junho.  

 

A mãe Cleusa Vieceli, pede o apoio da comunidade para comprar os números da rifa que está sendo comercializada pela família e amigos. Cada número está sendo vendido por 02 reais. Vários empresários doaram vários produtos para integrar uma grande cesta que será sorteada entre as pessoas que colaboraram. 

 

Confira abaixo a solicitação para cirurgia, os  brindes e a rifa:

 

 

 

SAIBA MAIS SOBRE “CERATOCONE”

 

Ceratocone é uma enfermidade não inflamatória, que afeta a estrutura da córnea, camada fina e transparente que recobre toda a frente do globo ocular. A córnea funciona como uma lente fixa sobre a íris, a área colorida dos olhos, e, através da pupila, projeta a luz sobre a retina.  Alterações na transparência e curvatura da córnea podem comprometer a visão.

A principal característica do ceratocone é a redução progressiva na espessura da parte central da córnea, que é empurrada para fora, formando uma saliência com o formato aproximado de um cone. Esse defeito impede a projeção de imagens nítidas na retina e pode promover o desenvolvimento de grau elevado de astigmatismo irregular e miopia

Ceratocone é uma doença genética, de caráter hereditário e evolução lenta, que se manifesta mais entre 10 e 25 anos, mas pode progredir até a quarta década de vida ou estabilizar-se com o tempo. A enfermidade pode atingir os dois olhos de maneira assimétrica, ou seja, o distúrbio pode afetar mais um olho do que o outro.

 

CIRURGIA CROSSLINKING

 

Um avanço importante no tratamento do ceratocone é o crosslinking, uma intervenção que tem por objetivo fortalecer as moléculas de colágeno da córnea para evitar que ela continue abaulando. Basicamente, a técnica consiste em raspar a superfície da córnea, para depois aplicar um colírio à base de vitamina B2 (riboflavina) e, em seguida, um feixe de luz ultravioleta.

 

PREVENÇÃO

 

Ainda não se conhecem as maneiras de prevenir o aparecimento do ceratocone. No entanto, é possível controlar a evolução da doença nas pessoas geneticamente predispostas, corrigindo o hábito de coçar os olhos, tratando as atopias (rinite alérgica, certas alergias dermatológicas e asma, por exemplo) que possam causar a coceira e reavaliando as condições de adaptação e higiene das lentes de contato se for o caso.

 

Fonte: Site Drauzio Varela

 

GIRO DE NOTÍCIAS – Jornalismo Simpatia FM

 

Deixe seu comentário

Comentário

America/Sao_Paulo aqui