Notícias

Polícia Federal prende prefeito de Florianópolis Gean Loureiro

GEAN LOUREIRO

Operação “Chabu”
Foto Divulgação

A Polícia Federal cumpre mandados de prisão temporária e de busca e apreensão na manhã desta terça-feira (18) em Santa Catarina. A ação, intitulada “Chabu”, tem como objetivo desarticular uma organização que violava sigilo de operações policiais no Estado de Santa Catarina de acordo com a Polícia Federal.

Entre os presos, está o prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro. Ele foi levado logo cedo pra superintendência da PF.

 

Ao todo, estão sendo cumpridos sete mandados de prisão temporária e outros 23 de busca e apreensão expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF 4) em Porto Alegre (RS).

 

A investigação teve início após análise dos materiais apreendidos durante a Operação Eclipse realizada em agosto de 2018. De acordo com a Polícia Federal, foi apurado que a suposta organização criminosa construiu uma rede composta por políticos, empresários, e servidores da Polícia Federal (PF) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

 

Conforme a polícia, os suspeitos, lotados em órgão de inteligência e investigação, tinham o objetivo de prejudicar investigações policiais em curso e proteger o núcleo político em troca de favorecimentos financeiros e políticos.

 

“Durante as investigações foram apuradas várias práticas ilícitas, dentre as quais se destacam o vazamento sistemático de informações a respeito de operações policiais a serem deflagradas até o contrabando de equipamentos de contra inteligência para montar ‘salas seguras’ a prova de monitoramento em órgãos públicos e empresas”, afirmou a PF em nota.

 

Estão sendo investigados crimes de associação criminosa, corrupção passiva, violação de sigilo funcional, tráfico de influência, corrupção ativa, além da tentativa de interferir em investigação penal que envolva organização criminosa conforme a Polícia Federal.

 

Operação Eclipse cumpriu mandado na Alesc

 

Um gabinete da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) foi alvo de um dos 10 mandados de busca e apreensão cumpridos durante a operação Eclipse, em agosto de 2018. Na ocasião, os investigados eram servidores públicos da Polícia Federal e da Polícia Civil.

 

A investigação apurou a divulgação ilícita de informações sigilosas referentes a investigações conduzidas pela Polícia Federal. Foram investigados os crimes de associação criminosa, corrupção passiva, violação de sigilo funcional, tráfico de influência, corrupção ativa, além da tentativa de interferir em investigação penal que envolva organização criminosa.

 

O nome “Chabu” significa dar problema, dar errado, falha no sistema, usado comumente em festas juninas quando falham fogos de artifício. Conforme a PF, o termo era empregado por alguns dos investigados para avisar da existência de operações policiais que viriam a ocorrer.

 

Fonte: NSC Total

 

GIRO DE NOTÍCIAS – Jornalismo Simpatia FM

Deixe seu comentário

Comentário

America/Sao_Paulo aqui