Notícias

Cine Clube Casinha Mágica inaugura salas de cinema em escolas de Celso Ramos

CINEMA

Arte Cinematográfica
Foto: Rede Educare

A cidade de Celso Ramos tem apenas 2800 habitantes e integra o universo de 90% dos municípios brasileiros que não possuem uma sala de cinema. Mas isso apenas até a próxima quarta-feira (3/7), quando o projeto Cine Clube Casinha Mágica inaugura espaços com estrutura para exibição de filmes em duas escolas da cidade. A realização é da Rede Educare com patrocínio da Enercan por meio da Lei de Incentivo à Cultura da Secretaria Especial da Cultura.

 

Com a chegada do projeto, as escolas municipais Rafaela Pizzeti Suppi e a Escola Básica Santo Antônio passam a contar, cada uma, com uma sala equipada com telão, projetor, som, ambientação e acervo de 150 filmes em formato DVD com longas, médias e curtas metragens. Juntos, os dois núcleos de ensino atendem 470 alunos entre 4 e 15 anos de idade, estudantes do Ensino Infantil II, Fundamental I e II. A comunidade das escolas também inclui 60 professores e funcionários.

 

Ao implantar salas de exibição, o projeto Cine Clube Casinha Mágica possibilita o acesso à arte cinematográfica em municípios com zona rural e em regiões com pouco acesso a bens culturais. Segundo dados do IBGE, apenas 10,4% dos 5.570 municípios brasileiros têm ao menos um cinema, 23,4% possuem teatro ou sala de espetáculos, 27,2%, museu, e 37%, centro cultural.

 

“Acreditamos que o cinema contribui para ampliar o conhecimento e o poder de discernimento das pessoas. Além disso, é um espaço de formação cultural e agregação social que promove lazer e entretenimento”, comenta Kátia Brasileiro, diretora da Rede Educare.

 

Gilda Cecilia de Mathia, diretora da escola Rafaela Pizetti Suppi, informa que as exibições de filme vão funcionar como suporte para o aprendizado. “Essa semana, por exemplo, os alunos estão estudando as mudanças nas paisagens. Como complemento do conteúdo, vão conhecer a Usina Hidrelétrica Campos Novos e já estamos pensando em algum filme ou documentário que possa ampliar esse universo para eles”.

 

Já o diretor da Escola Básica Santo Antônio, Paulino Figueiró Neto, além de utilizar o acesso à sétima arte como atividade curricular complementar, pretende abrir o espaço para a comunidade. “Queremos divulgar ao máximo essa novidade, que vai ficar para a história da nossa cidade”, comemora ele.

 

A Coordenadora de Projetos Sociais da ENERCAN, Alexsandra Antoniazzi, explica que patrocinar o projeto Cine Clube Casinha Mágica é gratificante para a empresa, pois representa não apenas a disposição de uma sala de cinema nas escolas. “É bem mais do que isso”, destaca. “Representa o fortalecimento da autoestima dos alunos e a valorização do ambiente escolar como um espaço de lazer e integração social”.

 

A programação de inauguração das salas de cinema nas escolas de Celso Ramos prevê a exibição de filme para os alunos. A entrega do espaço na Escola Básica Santo Antônio será às 8h, e na Rafaela Pizzeti Suppi, às 13h30.

 

CONHEÇA:

 

A ENERCAN – Campos Novos Energia S.A. é responsável pela operação e manutenção da Usina Hidrelétrica Campos Novos, empreendimento fundamental para o desenvolvimento socioeconômico de sua área de abrangência, notadamente dos municípios Campos Novos, Celso Ramos, Abdon Batista e Anita Garibaldi.

 

Mais do que gerar energia para o progresso do Brasil, a ENERCAN tem se notabilizado pelo forte apoio a projetos sociais, em especial na área da educação. Sua atuação tem sido tão relevante que a empresa tornou-se, desde 2017, signatária e apoiadora oficial do ODS 4 – Educação de Qualidade, um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

 

A Rede Educare há 11 anos atua inspirada pela crença de que é possível transformar a realidade desde que pessoas, empresas, governos e organizações estejam imbuídos do mesmo propósito. Hoje é referência no Brasil em projetos de transformação social. A Rede Educare promove diálogos para modificar vidas.

 

Especializada em leis federais de incentivo, atua em todo o Brasil, tecendo encontros entre produtores e empresas que acreditam em cultura, esporte, saúde e ações sociais para realizar projetos inovadores de impacto social. “Hoje temos certeza do nosso propósito. Somos uma empresa diversa, com crenças, força e ideias. Sim, ideias mudam o mundo quando temos pessoas que querem realizar o novo”, realça a diretora Kátia Brasileiro.

 

Fonte: ASCOM – Rede Educare

 

 GIRO DE NOTÍCIAS – Jornalismo Simpatia FM

Deixe seu comentário

Comentário

America/Sao_Paulo aqui