Notícias

Vírus da gripe H1N1 provoca a morte de mais uma moradora de Campos Novos

H1N1

Saúde Pública
: Foto: Divulgação

Duas pessoas morreram neste ano em Campos Novos por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), pelo vírus da gripe H1N1, o Influenza. O primeiro óbito aconteceu no começo do mês de julho, foi uma mulher de 71 anos com caso confirmado de H1N1.

 

A segunda vitima fatal foi uma senhora de 39 anos que foi diagnostica no final de julho. A paciente foi transferida para Curitibanos, porém, não resistiu e foi a óbito no último domingo (11).  

 

A paciente de 39 anos (que fazia parte do grupo de risco) faleceu na manhã deste domingo, 11 de agosto, no hospital de Curitibanos, onde estava internada. A informação foi confirmada pela enfermeira da Vigilância Epidemiológica de Campos Novos Francieli Ozório de Moraes.

 

Tem ainda o caso de uma criança de 04 meses de idade com o vírus A H1n1 confirmado, que ainda está internada em Concordia e seu quadro clínico é considerado estável. E outro caso registrado de uma criança com dois meses de idade, que estava com suspeita da gripe A, porém já foi descartada a hipótese, pois o exame deu negativo. Portanto, são três casos confirmados com dois óbitos.

 

  Ações para evitar a contaminação pelo vírus Influenza A H1N1

 

- Lavar sempre as mãos, principalmente após tossir e espirrar. Para lavar a mão, deve-se utilizar água e sabão ou, ainda, álcool 70%. Para utilizar o álcool, é importante não estar com as mãos visivelmente sujas;

- Utilizar lenços descartáveis;

- Deixar o ambiente sempre ventilado;

- Cobrir boca e nariz sempre que espirrar ou tossir;

- Não tocar na região dos olhos, nariz e boca sem que a mão esteja limpa;

- Não compartilhar objetos de uso pessoal, como garrafas, copos e talheres;

- Evitar contato com pessoa doente, evitando abraços, beijos e apertos de mão;

- Evitar aglomerações em épocas em que o número de casos da doença for alto

 

GIRO DE NOTÍCIAS – Jornalismo Simpatia FM

Deixe seu comentário

Comentário

America/Sao_Paulo aqui