Notícias

Sucesso na 3ª Edição do “Contos e Danças Gaúchas” da E.E.B Gasparino Zorzi

GASPARINO

Tradição
Foto: Simpatia FM

Para comemorar a Semana Farroupilha a comunidade escolar Cel. Gasparino Zorzi, promoveu na quinta-feira (19), a terceira edição do “Contos e Danças Gaúchas”. A atividade faz parte da programação municipal da 9ª Festança do Gaúcho que tem o apoio da Fundação Cultural Camponovense. 

 

Os professores realizaram com os alunos um trabalho de resgate cultural para manter viva a chama da tradição por meio das apresentações artísticas e culturais desenvolvidas na atividade escolar.

 

Participaram e prestigiaram o evento os colaboradores da escola, representantes de instituições.

 

A diretora da Escola Marinês Martendal de Sá explicou que o projeto iniciou em 2017, porém, é realizado a cada dois anos. E com essa ação foram descobertos diversos talentos na escola em diversos seguimentos culturais.

 

“O objetivo é resgatar a cultura e o tradicionalismo. Todos os professores procuraram trabalhar a questão do tropeirismo e explicar porque Campos Novos é tão ligado à cultura gaúcha”, explicou a diretora Marines.   Durante a semana a escola promoveu ta uma rodada de palestras no auditório para todos os alunos.

 

 

O projeto teve a colaboração da historiadora Enedi Padilha da Rosa. Os alunos visitaram o Galpão Caipora Viu que tem Benito Zandoná como grande fomentador do resgate histórico de Campos Novos.

 

Também prestigiaram e participaram do evento os integrantes da invernada artística Porteira Camponovense, os músicos Rafael Fachin, Martinez e Luiz do Pandeiro e o tradicionalista Valdeni Cordeiro dos Santos e Vandenir de Amorin, coordenador de Núcleos da ACIRCAN.

 

 

O evento contou ainda com mateada, sala de oficinas, exposição de objetos antigos e exposição dos objetos tradicionalistas da Casa do Fumo e o apoio da YBR Cursos / YESBRAS de Campos Novos.

 

 

GIRO DE NOTÍCIAS – Jornalismo Simpatia FM

Deixe seu comentário

Comentário

America/Sao_Paulo aqui