Notícias

Celso Ramos passa a contar com Estação Agrometeorológica

CELSO_RAMOS

Plataforma de Coleta de Dados
Foto: ASCOM – Prefeitura de Celso Ramos

Foi assinado no dia 09 de outubro pelo prefeito Ondino Ribeiro de Medeiros com a Epagri, termo de permissão de instalação em área de propriedade do município para funcionamento da Plataforma de Coleta de Dados (PCD) da empresa. A área está localizada na Comunidade Sede/Imaculada Conceição.

 

A permissão de instalação da PCD Celso Ramos (Estação Agrometeorológica), é feita gratuitamente pelo prazo de 5 anos, podendo ser prorrogado. A Estação Agrometeorológica já está em funcionamento desde 11 de outubro, resultado de convênio assinado com a Embrapa. Além da área, a prefeitura entrou com o cercado e mão de obra.  

 

Conforme Thays Mayara Camassola, técnica em Meteorologia da EPAGRI/CIRAM, a estação mede as variáveis do clima de precipitação (chuvas), temperatura e umidade relativa do ar, além do molhamento (tempo em que o orvalho ficou sobre a planta).

 

A técnica explica que a Estação é alimentada por energia solar, utilizando chip de celular para a transmissão dos dados (GRPS), enviados de hora em hora ao banco de dados do Ciram/Epagri. Os dados são públicos, podendo ser acessados por qualquer pessoa no site do Ciram.

 

Thays Mayara Camassola destaca que a ferramenta é importante aliada na tomada de decisões da agricultura, já que a previsão do tempo em Celso Ramos passa a ter base em dados reais, não mais estimados.

 

Nessa quarta-feira 16 de outubro, Prefeito Ondino, juntamente com o Gerente da Regional da Epagri de Campos Novos, Maykol Ouriques, Mauro Ros e Maria do Socorro Fernandes, extensionistas rurais da Epagri de Celso Ramos, visitaram a Estação. Na oportunidade, foi devolvido ao prefeito o termo de instalação assinado, em reunião no gabinete.

 

A implantação da Estação Agrometeorológica também representa apoio primordial para as atividades agropecuárias em Celso Ramos, como por exemplo a citricultura, com crescimento expressivo no município.

 

Fonte: ASCOM  – Prefeitura de Celso Ramos

 

GIRO DE NOTÍCIAS – Jornalismo Simpatia FM

Deixe seu comentário

Comentário

America/Sao_Paulo aqui