Notícias

Dia mundial de combate à pólio – saiba a importância da prevenção

POLIO

Prevenção
Foto: Rotary International

 

 O Dia Mundial do Combate à Pólio é celebrado todo dia 24 de outubro.  Este dia tem como objetivo erradicar a pólio, ao unir esforços de pessoas de todos os locais do mundo.

 

A poliomielite, também conhecida como pólio e paralisia infantil, é uma doença infeciosa viral que causa deficiências físicas, em especial nas crianças de 0 a 5 anos.  A vacina para a doença foi desenvolvida na década de 1950, diminuindo substancialmente as vítimas desta epidemia. Os esforços de vacinação com o apoio da Rotary Internacional, da OMS e da UNICEF devem conseguir travar a pólio, que assim poderá ser a segunda doença a ser erradicada da história da humanidade (assim como à varíola).

 

O Rotary Para ajudar a erradicar a doença pode fazer uma contribuição, doar algum valor para ajudar na compra e aplicação de vacinas sobretudo nos países conde ainda existem casos no mundo, sendo 16 no Afeganistão, 72 no Paquistão segundo site oficial do Rotary End Polio Now (https://www.endpolio.org/pt) outra forma de ajudar é se engajar na campanha e divulgar para conscientizar e também pedir doações

Na última quinta-feira (24) entrevistamos as representantes do Interactive Rotary de Campos Novos/SC, a Presidente Letícia e a segunda tesoureira distrital Luana que falaram sobre a campanha ENDPOLIONOW.

 

Letícia falou sobre a relação entre a campanha de combate da Pólio com o Rotary. “Em 1979 nas Filipinas o Rotary começou a campanha onde foram vacinadas 6 milhões de crianças contra a Pólio. Desde então todos os Rotarys do mundo se intensificam na campanha de erradicação. Em 1995 iniciou o programa Pólio Plus programa que arrecada fundos para levar as vacinas até os países endêmicos.” Letícia lembrou ainda quando ocorreu o último caso no Brasil “No Brasil a Pólio está erradicada, último caso foi em 1989, mesmo assim a vacinação é extremamente importante.”

 

 

Luana, lembrou que “Essa campanha é o principal foco do Rotary, erradicar a Poliomielite no mundo e por isso precisamos da ajuda de todos” Ela lembrou que  “a doença é altamente contagiosa e acomete sobretudo crianças entre 0 a 5, esse vírus entra na medula espinhal da criança e destrói as células musculares, com isso a doença pode ser irreversível ou até fatal.” Ainda segundo Luana “até quem já foi vacinado pode contrair a doença, por isso a importância da vacinação. A gente precisa que as crianças sejam vacinas” Luana finaliza com um apelo “Vacinem as crianças, vacinar é um ato de cuidar”.

 

 

Riscos de nova epidemia de pólio faz brasil acender o alerta vermelho

 

Segundo reportagem da Folha de São Paulo a situação no Brasil é preocupante. As vacinas contra várias doenças como Sarampo, Varicela e contra a Gripe são vítimas do próprio sucesso, uma vez que por não ter mais notícias de surtos destas doenças no País, as famílias tem vacinado cada vez menos suas crianças e até mesmo os adultos que não sabem se foram imunizados quando crianças. O mesmo está ocorrendo com a Poliomielite, uma doença contagiosa que pode acometer crianças e adultos. Com isso o Brasil está com alerta vermelho ligado.

 

Segundo dados do Ministério da Saúde, cerca de 100 municípios brasileiros estão abaixo dos 50% de cobertura vacinal, o que é preocupante, já que o ideal é 95%. Basta que um viajante vindo de um dos países endêmicos (Afeganistão e Paquistão) com o vírus encubado transmita para uma criança para desencadear um novo surto da doença no Brasil. Outro ponto é que o vírus ainda existe e pode estar circulando inclusive dentro do país, sendo assim, se encontrar uma pessoa não imunizada pode voltar a ser transmitido.

 

Vale lembrar que a Poliomielite não tem cura, porém, tem prevenção e ela ocorre através de vacina  disponível de forma gratuita nos postos pelo SUS.  A doença é infecciosa e pode contaminar pessoas através de contato direto com fezes, saliva, água e alimentos contaminado ou através de secreções eliminadas pela boca de pessoas infectadas como espirros e até gotículas durante a fala.

 

Os sintomas mais frequentes são:
- Febre
- Mal-estar
- Dor de garganta, corpo e cabeça (semelhantes à gripe forte)
- Vômitos
- Diarreia
- Rigidez na nuca e até meningite

 

O calendário nacional de vacinação prevê a aplicação de 3 doses injetáveis, aos 2, 4 e 6 meses de idade, e dois reforços via oral, aos 15 meses e 4 anos.  Fica o alerta da importância de vacinar e de ajudar ações como a do Rotary com o objetivo de erradicar a doença no mundo.

  

 Fonte: Site: endpolionow.org/pt – Jornal Folha de SP – Ministério da Saúde

 

GIRO DE NOTÍCIAS  – Jornalismo Simpatia FM

Deixe seu comentário

Comentário

America/Sao_Paulo aqui