Notícias

Paróquia lança Revista que narra a história da Romaria e Santuário em Campos Novos

revista

Resgate Histórico
Foto: Simpatia FM

A Romaria ao Santuário de Aparecida em Campos Novos chega a sua 42ª edição em 2019, como espaço privilegiado de devoção a Mãe de Deus, sob o título de Nossa Senhora da Conceição Aparecida. A prefeitura de Campos Novos, parceira do evento, juntamente com a Paróquia São João Batista, fizeram a abertura da Romaria para convidados e imprensa na quarta-feira (02), no Centro de Evangelização. Em seguida, a imagem foi conduzida em carreata até a matriz, onde prosseguiu-se uma missa e envio dos voluntários da Romaria.

 

Na oportunidade foi lançada a revista-documentário “Romaria: uma caminhada de fé e amor a Mãe de Deus”. Com textos e pesquisa histórica da historiadora Enedy Padilha da Rosa, o documento resgata a formação do “Campo da Aviação”, comunidade que se transformou mais tarde no Bairro Aparecida, além de relacionar a construção da primeira capela até o surgimento do Santuário, o avanço do povoamento, as primeiras 25 romarias a partir de 1978 até a forma de organização nos dias atuais.

 

 

“O Santuário e a Romaria é um bem espiritual e patrimonial não só do município, mas regional. A história do Bairro Aparecida como a fundação dos demais bairros estão intimamente ligados a atuação da Igreja Católica”, destacou Enedy. A revista também traz um histórico sobre a Congregação Scalabriniana e sua atuação, que é responsável pela paróquia e pelo Santuário, presente em Campos Novos desde 1948. O livro-documentário começa a ser comercializado nesta semana, durante as novenas, ao valor de R$ 15 o exemplar. 

 

O Santuário foi inaugurado em 15 de outubro de 1978 tendo como motivação o aumento da devoção a Nossa Senhora Aparecida. No local, já existia uma capela e um salão de madeira, inaugurado em 22 de novembro de 1970. A paróquia sem recursos para adquirir a imagem da padroeira da capela, que deveria ser dedicada a Santa Catarina, aceitou a oferta de uma pequena imagem de Nossa Senhora Aparecida de um antigo morador, João Fagundes.

 

Em 1977, um grupo viajou até o Santuário Nacional, em Aparecida (SP), conhecido como ‘Grupo dos 32’ para buscar a imagem de Nossa Senhora Aparecida. De lá, retornaram a Campos Novos em 5 de novembro de 1977, trazendo a imagem que foi benzida na antiga Basílica de Aparecida pelo Pe. João Granzotto. Muitos devotos tiveram a oportunidade de acompanhar em novembro de 1977, a peregrinação com a imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida trazida pelo grupo.

 

Os alicerces do Santuário foram concluídos em 1977 e em maio havia sido retomada a construção, visando sua inauguração em outubro de 1978. De lá pra cá, foram diversas ampliações na estrutura física. Em 15 de outubro de 1978, aconteceu a primeira Romaria oficial da matriz ao Santuário, idealizada pelo Padre João Granzotto, assim como a inauguração do Santuário. A partir de 1980, quando foi instituído o feriado de 12 de outubro, as romarias passaram a ser realizadas nesta data.

 

Começando com uma devoção pequena, o 12 de outubro hoje em Campos Novos é marcado pela presença de milhares de pessoas, não só de municípios catarinenses, mas de vários estados brasileiros, caminhando por um trajeto de três quilômetros. Estimativas da Polícia Militar apontam a presença de 80 a 100 mil pessoas nas últimas romarias, o que a torna um dos maiores eventos religiosos da região Sul. São cerca de 500 voluntários envolvidos na organização assim como o Poder Público Municipal, para bem acolher os devotos da Mãe Aparecida.

 

No dia 12 de outubro de 2019, acontece a 42ª edição com algumas inovações. A novena iniciou ontem (3) com a imagem peregrinando da matriz ao bairro Santo Antônio, inaugurando o novo trajeto para fechar com o encerramento no Santuário, na noite do dia 11, aproveitando as estruturas de som e palco com show da cantora Eliana Ribeiro. A programação do dia da Romaria começa às 5h da manhã, com o ponto alto a partir das 9h, com a saída da imagem da matriz até o Santuário, onde será celebrada a missa campal em frente ao Santuário. Durante o dia, acontecem diversas celebrações, além de show de evangelização com Álvaro e Daniel.

 

 

Fonte: Jornal Folha Independente

 

GIRO DE NOTÍCIAS – Jornalismo Simpatia FM

Deixe seu comentário

Comentário

America/Sao_Paulo aqui