Notícias

A importância das abelhas para agricultura

Ainda no século passado o físico teórico alemão Albert Einstein previu que, se as abelhas desaparecessem da superfície da Terra, o homem teria apenas mais quatro anos de vida.  E muito embora a agricultura, os processos de produção venham passando por vários avanços da chamada tecnologia 4.0, os insetos, de modo específico as abelhas continuam sendo fundamentais para manutenção da vida. As plantas precisam ser fecundadas para se reproduzirem, o que ocorre através da polinização. Esse trabalho de polinização é realizado principalmente pelas abelhas, sendo que das 57 espécies vegetais mais plantadas no mundo 42% dependem das abelhas para produzirem.

 

Essa polinização não impacta apenas na quantidade mas também na qualidade dos produtos agrícolas. Só no Brasil, mais de 60% das plantas cultivadas no país dependem da polinização animal.

 

Por isso agricultor consciente é aquele que otimiza sua lavoura, que cultiva plantas de inverno com flores na cobertura do solo, mantendo as abelhas fortes para a próxima safra. Agricultor consciente também redobra os cuidados na hora de aplicar inseticidas fisiológicos ou biológicos, que possam acarretar no desaparecimento das abelhas e principalmente, o produtor consciente é aquele que sabe que uma flor mal polinizada gera má formação de grãos e frutos e por isso investe e redobra seus cuidados com esse inseto que muitas vezes não é visto, mas têm um papel fundamental no ecossistema.

 

 

Consciente do papel das abelhas, a empresa Lisamel Polinização, vem atuando, desde 1996, na região meio – oeste de Santa Catarina, oportunizando aos agricultores, uma melhor polinização e consequentemente uma maior produtividade em suas lavouras. A empresa trabalha com locação e venda de colmeias, além da venda do pólen e do mel.

 

 

A empresa já possui parceiros em Campos Novos inclusive com alguns agricultores já fazendo uso das colmeias da Lisamel em suas lavouras, garantindo maior e melhor produtividade.

 

 

Interessados em conhecer melhor o trabalho da empresa podem entrar em contato com o Roberto através do telefone (49) 99946 – 0742 ou com a Elisangela através do telefone (49) 98823 – 3739 ou ainda pelo e-mail elisangeladala85@gmail.com .

 

 

Não esqueça se as abelhas desaparecessem da superfície da Terra, o homem teria apenas mais quatro anos de vida.

 

 

WhatsApp Image 2020-02-16 at 09.08.16 (1)

Colmeias prontas para venda – fonte: Célio Roberto Lisamel

 

WhatsApp Image 2020-02-16 at 09.08.16

foto: Célio Roberto – Lisamel

 

 

 

WhatsApp Image 2020-02-16 at 09.08.17

Foto: Célio Roberto – Lisamel

 

 

Por: Carla Torteli 

Foto: Divulgação

 

Deixe seu comentário

Comentário

America/Sao_Paulo aqui