Notícias

Campos Novos: Encontrado segundo foco do mosquito Aedes aegypti do ano

A equipe de Controle de Endemias de Campos Novos, localizaram na tarde desta terça-feira, 11/02, larvas do mosquito Aedes aegypti, em uma armadilha implantada no Bairro São Sebastião. As larvas foram encaminhadas para análise na 7ª Regional de Saúde com sede em Joaçaba na manhã desta quarta-feira, 12/02, e por volta das 14h30 veio a confirmação de um novo foco do mosquito transmissor da Dengue, da Zika e da Febre Chikungunya. É o segundo foco encontrado no município em 2020.

 

Diante disso e de imediato, a equipe já deu início aos trabalhos de Delimitação de Foco (D.F), que compreende um raio de 300 metros a partir do local do foco inicial, onde foram detectadas as larvas do mosquito. O registro desse foco causa alerta, mas também confirma o bom trabalho que vem sendo executado pelas 5 profissionais que atuam no controle e combate ao mosquito da dengue.

 

“As Agentes de Endemias estarão nesta quinta e sexta-feira, dando início as vistorias com autorização dos proprietários de todos os imóveis, terrenos baldios, estabelecimentos comerciais e industriais desses quarteirões para conversar e orientar os moradores. Também serão realizadas buscas por pontos de água parada ou que possam acumular e se tornar possíveis locais de proliferação do mosquito” explica o Gerente de Vigilância Ricardo Silva.

 

Sobre o foco encontrado no último dia 04 de fevereiro, foram feitos todos os trabalhos de vistorias nas residências e nos terrenos baldios. Após essa etapa, durante um ano, a cada 60 dias, será feito este mesmo processo em todos os locais que já foram visitados, (Levantamento de Índice e Tratamento – LI +T) reforçando a importância da prevenção da dengue em todas as suas formas.

 

Ainda conforme Ricardo Silva, a população deve ser parceira das profissionais no combate à proliferação do mosquito. “Receba bem em sua casa ou empresa as Agentes de Endemias pois elas são suas amigas e estão trabalhando para o seu bem, pela sua saúde e pela saúde da população camponovense”, afirma.

 

Em caso de qualquer problema detectado será emitido uma Notificação de Alerta e caso não seja resolvido, a equipe está autorizada e amparada por lei, aplicar multas aos proprietários que se neguem a colaborar. Denúncias poderão ser feitas de forma anônima no Agiliza Campos Novos, localizado na Rua R. Benjamin Cola, 289 no bairro Senhor Bom Jesus.

 

⚠  Meios de prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti:

 

# Tampe os tonéis e caixas d’água;

# Mantenha as calhas sempre limpas;

# Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo;

# Mantenha lixeiras bem tampadas;

# Deixe ralos limpos e com aplicação de tela;

# Limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia;

# Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais;

# Retire água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa.

 

(Ascom – Prefeitura)

 

Deixe seu comentário

Comentário

America/Sao_Paulo aqui