Notícias

PANDEMIA: ESSE MOMENTO QUE ESTAMOS PASSANDO PODE AFETAR A SAÚDE MENTAL?

20-03-20 – Reportagem do nosso parceiro Jornal O Celeiro

 

 

- Vez por outra nos pegamos reclamando da rotina do trabalho e daríamos tudo para ficar em casa sem fazer nada. Este dia chegou, mas por um motivo lamentável: a Pandemia do Coronavírus, um vírus que tem assustado o mundo inteiro e mobilizado os governantes a decretar situação de emergência e incentivar as pessoas a ficarem em casa. Em Campos Novos muitos estabelecimentos foram fechados, escolas forma suspensas e boa parte da população está tendo que ficar em quarentena em casa. O medo, a ansiedade e o tédio tomam conta da população causando efeitos também na saúde mental. Como passar por essa situação de forma equilibrada?

 

 

A psicóloga Juliane Rosa conversou com a equipe do jornal O Celeiro sobre os efeitos dos últimos acontecimentos em nossa saúde mental e deu dicas para passar por essa situação sem grande estresse. “Pandemias, como o Coronavírus podem aumentar o nível de ansiedade, bem como, podem incluir alguns sentimentos como o de raiva, medo e tristeza, por exemplo”, declarou. Lidar com esse sentimento não é fácil, mas Juliane deu algumas dicas para práticas que devem ser consideradas.

 

 

Confira a lista:   

 

 

Tenha empatia: O mundo vive uma situação delicada, e nesse momento é importante deixar as diferenças de lado, colocar-se no lugar do outro e preocupar-se por uma causa maior.

 

Estabeleça uma rotina: a rotina oferece muitos benefícios em situações de isolamento social. Além de preencher o tempo ocioso, faz com que os objetivos sejam cumpridos no tempo necessário.

 

Reduza o contato com notícias que causem sintomas de ansiedade: O excesso de informação pode fazer com que o indivíduo sinta-se demasiadamente preocupado. Nesta perspectiva é importante que as atualizações sejam feitas por meios de comunicações confiáveis, uma ou duas vezes durante o dia.

 

Utilize a tecnologia ao seu favor: Fazer vídeo-chamadas ou ligar para alguém querido ou que não vê a muito tempo podem auxiliar a enfrentar o tempo longe das pessoas que ama.

 

Busque fazer atividades as quais gosta: Desligar a televisão e dedicar-se a algo que há muito tempo queria aprender pode trazer muito benefícios. Dedicar-se a ler um livro, aprender a pintar ou até mesmo a cozinhar podem auxiliar a baixar os níveis de ansiedade.

 

 

 

Acesse a matéria aqui: JORNAL O CELEIRO

Deixe seu comentário

Comentário

America/Sao_Paulo aqui