Notícias

#QUARENTENA: GOVERNO DE SC ANUNCIA MAIS 7 DIAS E NOVO DECRETO

23-03-20 – As medidas de isolamento social serão prorrogadas por mais sete dias, informou o governador Carlos Moisés (PSL) na coletiva, para continuar o combate à transmissão do vírus. O decreto ainda será publicado no Diário Oficial do Estado (DOE).

 

A recomendação do poder púbico é que a população fique em casa. O governo já decretou situação de emergência por causa da pandemia.

 

Os efeitos do decreto inicial de situação de emergência terminariam nesta terça (24). “Uma vez publicado o novo decreto, os efeitos começam na quarta [25]. São mais sete dias, baseado nos critérios técnicos. Tem que continuar a questão do isolamento social, evitar o máximo a interação com as pessoas”, afirmou Moisés.

 

Em relação aos efeitos das restrições já aplicadas, o governador falou que isso começará a ser mensurado na próxima semana. “Por isso a decretação de mais sete dias, para que não tomemos decisões enquanto não tivermos reflexos e curvas que mostrem o desenrolar do contágio”, disse.

 

Na coletiva, o governador também afirmou que a medida que proíbe a circulação de ônibus coletivos interestaduais continua, já que se trata de uma barreira sanitária, e não de transporte.

 

“Está bem alinhado com o governo federal. Conversamos com o ministro Tarcísio [Freitas, da Infraestrutura]. Ele enfatizou para não haver o fechamentos das cidades. No transporte interestadual, estamos mantendo a mesma posição”, afirmou Moisés.

 

SOBRE O FUTURO

 

“Os nossos planos são de iniciarmos as tratativas para a convivência com o vírus”, disse o governador. A medida é para que os setores possam voltar ao trabalho normal aos poucos, “programar ações de forma segura, ouvir mais os setores, os bancos, os restaurantes, e construir uma modelagem que não exponha o catarinense ao risco, mas que possibilita a convivência com o vírus”.

 

“O contágio é praticamente inevitável ao longo do tempo. O que queremos evitar é o contágio de idosos e também o contágio em massa, porque assim a demanda por serviço de saúde é muito intensa e há colapso do sistema”, disse Moisés. “Não podemos criar outra crise, de desemprego, desabastecimento ou econômica, faltar com o pagamento dos servidores”, completou.

 

“Aliado às medidas do governo federal e as medidas do pacote econômico que estamos lançados para ajudar pequenos e médios empresários e também linhas de financiamento, juros subsidiados pelo governo, a gente pretende fazer com que as pessoas trabalhem para manter o emprego, fazer rodar o mercado, o comércio, convivendo com o vírus”, disse.

 

PACIENTES NO ESTADO

 

Ainda não há registro de pessoas curadas da doença no estado, disse o secretário de Saúde Helton Zeferino, e existem pacientes em unidades de terapia intensiva (UTI) com quadro pulmonar que requer atenção. “Essa doença tem a capacidade de atingir tecido pulmonar e provocar lesões especificas”, disse.

 

O perfil dos pacientes com Covid-19 em Santa Catarina ainda é analisado, afirmou Zeferino, sendo a maioria dos casos mais graves sendo de idosos, assim como nos demais países. Entretanto, ele ressaltou que tem pacientes na UTI com “faixa etária mediana”, os adultos.

 

Na coletiva, o secretário voltou a afirmar que o objetivo do governo é abrir leitos em hospitais já em funcionamento. Também são avaliados novos espaço, hospitais de campanha, que podem ser montados rapidamente, e hospitais modulares, construídos em 30 dias.

 

G1

 

SIMPATIA FM NOTÍCIAS

Deixe seu comentário

Comentário

America/Sao_Paulo aqui