Notícias

DEMORA NOS RESULTADOS: SC TEM AO MENOS MIL CASOS SUSPEITOS DE COVID-19 AGUARDANDO RESULTADO

02-04-20 – Santa Catarina tem ao menos mil casos suspeitos de coronavírus aguardando resultado dos testes, informou o governador Carlos Moisés (PSL) em entrevista ao Jornal do Almoço nesta quinta-feira (2). Segundo ele, já foram feitas 2,9 mil coletas, emitidos 1,8 mil resultados e aproximadamente 1,1 mil pessoas aguardam confirmação. Além disso, afirmou que o estado está se estruturando para implantar hospitais de campanha.

 

Na quarta-feira, em coletiva, foram confirmados 247 casos e o governo admitiu que há subnotificação, considerando que o estado tem enfrentado problemas de falta de kits para exames. Na entrevista desta tarde, ele reafirmou que não é possível estimar quantos casos tem em Santa Catarina, visto que os testes estão sendo aplicados apenas em pacientes com quadro de saúde considerado grave.

 

Moisés afirmou que o fato de Santa Catarina ter seguido as “indicações técnica da comunidade mundial” e adotado o isolamento social assim que o primeiro caso de transmissão comunitária foi identificado, para poder reduzir os impactos da doença no estado, principalmente em relação aos casos mais graves.

 

Duas mortes já foram registradas em decorrência da Covid-19, sendo dois homens idosos. O estado, que está em situação de emergência, prorrogou a quarentena até 7 de abril. Pessoas que tiveram contato com elas foram afastadas de suas atividades, mesmo sem sintomas, por precaução.

 

 

Tempo e procedimento dos testes

 

 

O Estado espera receber mais 600 testes até sexta-feira (3) e mais 4,8 mil na próxima semana. Santa Catarina chegou a ficar sem kits de testagem de coronavírus e recebeu na quarta-feira 192 testes para detecção do coronavírus por parte do Ministério da Saúde, segundo Secretaria de Estado da Saúde. Outros 16,6 mil kits de testes rápidos devem ser encaminhados para utilização com os profissionais da saúde e segurança.
Com a demora da emissão de resultados, há profissionais que foram afastados até que haja confirmação do diagnóstico. Em alguns casos, as confirmações estão levando pelo menos uma semana. Moisés diz que o Estado tem procurado maneiras e outras possibilidade para tentar antecipar os resultados.

 

 

Segundo o governador, a justificativa da demora estaria, além da alta demanda, na dificuldade que o Estado encontra em relação a restrições em cada modalidade de testes para poder afirmar com precisão se o resultado foi positivo ou negativo. Segundo ele, os testes rápidos também possuem limitações nos resultados.

 

 

“[Em relação ao] tempo de contágio, muitas vezes, na secreção nasal ou oral, já não existe mais vestígios de ter tido contato com o vírus, a secreção pode ser localizada e identificada em outras partes do corpo”, explicou.

 

G1SC

 

SIMPATIA FM NOTÍCIAS

Deixe seu comentário

Comentário

America/Sao_Paulo aqui