Notícias

Associados da Coocam, Elói e Eduardo contam a história da família Zortéa para a TV COOP

ELOI ZORTEA

Reconhecimento
Foto: ASCOM – Coocam

A reportagem do quadro “Gente que fez e Gente que faz o Agronegócio” na Resenha do Cooperativismo, vai ao ar na próxima sexta-feira, dia 29, pelo Canal Rural e Record News.

 

“Meus avós vieram da cidade de Zortéa, na Itália. Lá tem uma placa bem grande, esculpida, onde tá escrito: nossos velhos plantaram os bosques e mantiveram, criando raízes. E a meta é também criar raízes no Brasil”. As palavras são do empresário e produtor rural Eduardo Ernesto Zortéa, narrando sobre a origem de seus avós paternos antes de vir para o Brasil e começar os negócios por aqui.

 

Além de Eduardo – um visionário que não se cansa de inovar; seu irmão mais velho, Elói Zortéa, também conversou com o jornalista Sebastião Garcia. Os irmãos Zortéa contaram parte da história da família durante a entrevista para o quadro “Gente que fez e Gente que faz o Agronegócio” na Resenha do Cooperativismo da TV Coop. A entrevista foi realizada no mês de fevereiro, antes da pandemia.

 

Vindos de uma família de oito irmãos, filhos de Dona Élis e Seu Ernesto Zortéa, Eduardo e Elói carregam muitas lembranças, com histórias de orgulho e gratidão. Quando crianças moravam em Capinzal (SC) e há mais de 50 anos chegaram ao município de Campos Novos (SC), uma cidade com poucos investimentos e grandes áreas rurais na época, indicando um cenário favorável para os negócios. A mudança veio num caminhão e a família numa Kombi. Eles investiram na região, compraram terras e criaram estratégias para movimentar e fortalecer o agronegócio, além do fortalecimento dos setores comerciais e industriais, no país. 

 

Associados da Cooperativa Agropecuária Camponovense (Coocam), desde a fundação, eles são reconhecidos pelo trabalho, especialmente com a produção de gado e grãos. Os irmãos ajudaram fundar a cooperativa e seu Elói já foi um dos diretores. “Nós éramos produtores comuns. E aos pouquinhos nos unimos e formarmos nossa própria cooperativa”, orgulha-se por ser um dos fundadores da Coocam.

 

Seu Elói, aos 78 anos de idade, não está mais nas atividades do campo diretamente, mas é na fazenda que passa maior parte do tempo. “Esse aqui é o melhor lugar que tem. Você quer coisa melhor do que isso aqui?”, comenta. O gerente de seus negócios, Luiz Carlos Paggi é como um filho e acompanha seu Elói na fazenda, na cidade e em todas as atividades. É o seu braço direito nos negócios.

 

Eduardo Zortéa, com 74 anos de idade, ainda acompanha todos os seus negócios. Na fazenda conta com o apoio do filho Juliano e nos negócios da cidade, seu suporte diário é a filha Emanuelle. Um de seus empreendimentos – a Estrutural Zortéa – produz máquinas, equipamentos, peças e toda a estrutura para movimentação de grãos no Brasil e no exterior, além de armazéns, portos e grandes indústrias. “Tem que ter a paixão. Quando se tem a paixão, o que se faz? O melhor!”, Eduardo Zortéa durante a entrevista. 

 

A reportagem especial vai ao ar no próximo dia 29 de maio (sexta-feira), às 6h da manhã pelo Canal Rural e às 12h30 na Record News de Santa Catarina, através da parceria com a Federação das Cooperativas Agropecuárias do Estado de Santa Catarina (Fecoagro). As famílias Debastiani e Fadel, associadas da Coocam, também já participaram do Programa de televisão.

 

A matéria da família Debastiani foi exibida no mês de setembro de 2019 e está disponível no canal do YouTube. 

 

Já a reportagem da família Fadel foi ao ar no final do mês de dezembro de 2019. 

 

Fonte: ASCOM – Coocam

Simpatia FM Notícias

 

Deixe seu comentário

Comentário

America/Sao_Paulo aqui