Notícias

Número de pedidos de seguro-desemprego cresce 118% na primeira quinzena de maio em Santa Catarina

carteira de trabalho

Preocupação
Foto: NSC Total

A série de demissões em função da crise da pandemia começa a aparecer com mais peso nos números do seguro-desemprego em Santa Catarina. Na primeira quinzena de maio, foram registrados 30.163 pedidos do benefício no Estado, o que representa um crescimento de 118% frente ao mesmo período de 2019, quando SC teve 13.834 solicitações.

 

Os dados do Ministério da Economia mostram que SC foi o sexto Estado com mais solicitações do seguro-desemprego no Brasil. Os atendimentos foram feitos pelo Sine/SC (Sistema Nacional do Emprego). A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE), que é responsável pelo serviço, informou que do total de pedidos feitos na primeira quinzena de maio, 83,3% foram habilitados.

 

Durante todo o mês anterior (abril), Santa Catarina registrou 45.577 solicitações de seguro-desemprego, o que representou um aumento de 52% frente ao mesmo período de 2019.

 

Essa aceleração maior de pedidos em maio sinaliza que aquelas mais de 500 mil demissões estimadas pela pesquisa do Sebrae/SC e Fiesc em função da crise do coronavírus começam a se tornar realidade gradualmente.

 

Vale lembrar que o trabalhador tem até seis meses para solicitar o seguro após ser demitido. Nos próximos meses, portanto, o número de pedidos pode crescer ainda mais.

 

Existe também uma dificuldade das pessoas em solicitar o seguro, já que é preciso fazer de forma virtual. E é importante destacar que, em função do coronavírus, as unidades do Sine atendem somente alguns casos e com hora marcada.

 

Fonte: Estela Benetti/ NSC Total

Simpatia FM Notícias

Deixe seu comentário

Comentário

America/Sao_Paulo aqui