Notícias

Copercampos conclui obras do novo sítio da Granja dos Pinheiros

SUINOS

Cooperativa investiu mais de R$ 10 milhões na construção dos novos barracões que vão abrigar 3 mil matrizes
Foto: ASCOM – Coperampos

As obras de construção do novo espaço para produção de suínos da Granja dos Pinheiros estão em fase final de execução. Com elevado nível e automação, as novas instalações foram projetadas para atender todas as normativas de bem-estar-estar animal, vigentes nos países europeus.

 

Neste novo espaço, a Copercampos investiu mais de R$ 10 milhões, com destaque em tecnologia para climatização, automação e bem-estar dos animais. De acordo com o Gerente Agroindustrial Lúcio Marsal Rosa de Almeida, nestes primeiros meses, será realizado o povoamento da granja com matrizes produzidas pela cooperativa. O novo espaço que abrigará mais 3 mil matrizes, deve produzir 94 mil leitões/ano, que serão destinados para engorda no sistema de integração. Ao todo, a Granja dos Pinheiros terá o maior plantel de matrizes da cooperativa, com mais de 6,4 mil animais que devem produzir mais de 198 mil suínos.

 

“Finalizamos as obras civis e de instalação dos equipamentos no setor de gestação e reposição e já estamos destinando as matrizes para este segundo núcleo de produção da Granja dos Pinheiros. O grande diferencial da nova estrutura é o bem-estar animal. As matrizes em gestação ficam soltas, e contam com um moderno sistema para alimentação importados do Canadá, em um processo automatizado e muito eficiente. O espaço é todo climatizado”, ressalta Lúcio.

 

Segundo o Gerente Agroindustrial, o projeto é altamente funcional. “Elaboramos um novo projeto nesta granja, ainda mais eficiente em operação e manejo dos animais. É uma granja muito moderna e nos padrões internacionais de bem-estar. A granja conta com barracões unidos, diferente das outras unidades, reduzindo o espaço de construção e diminuindo os investimentos da cooperativa”, explica Lúcio.

 

Com o moderno sistema, a cooperativa busca produzir animais com melhores índices genéticos e desempenho na produção de carnes. “Vamos produzir animais com alto valor genético que atenderão o mercado internacional. Com este sistema de bem-estar, com a climatização e o sistema de alimentação dos animais, nós teremos consequentemente, uma maior produtividade e qualidade dos leitões que saem para a integração, e com isso, baixamos a conversão alimentar dos animais e diminuímos custos de produção”, lembra ainda Lúcio Marsal Rosa de Almeida.

 

O Supervisor da Granja dos Pinheiros, Ademar Haack, destaca que a nova estrutura é funcional. “O grande diferencial deste novo espaço para produção de animais, é a funcionalidade. Temos uma otimização dos serviços, com menor número de funcionários e facilidade nas operações de manejo porque galpões são unidos. O moderno sistema de alimentação e climatização também facilitam o trabalho e ficamos felizes em estar iniciando a produção de animais neste espaço moderno, eficiente e tecnológico, pois todas as matrizes da granja portam um chip de identificação para controle de alimentação, por exemplo”, comenta Ademar.

 

Sustentável

Além de toda a tecnologia em sistema de nutrição e climatização para promover o bem-estar animal, a Granja dos Pinheiros é sustentável. Tanto o sítio 1 (primeira estrutura), como o novo espaço chamado de sítio 2, utilizam energia elétrica gerada pela usina fotovoltaica instalada na mesma área. A usina solar tem capacidade de gerar 1 megawatt de potência, fornecendo potência necessária para funcionamento das instalações da Granja dos Pinheiros.

 

* A Copercampos conta com quatro unidades de produção de leitões, localizadas em Campos Novos/SC e Santa Cecília/SC. Anualmente, são produzidos mais de 500 mil leitões destinados ao sistema de integração (terminação), além de reprodutores e matrizes, em parceria com a Agroceres PIC e DB Genética.

 

Fonte: ASCOM – Copercampos

Simpatia FM Notícias

 

Deixe seu comentário

Comentário

America/Sao_Paulo aqui