Notícias

Ambiente seguro e com temperaturas ideais de produção e armazenamento, diferenciam as Sementes Copercampos

COPER

Qualidade
Foto: ASCOM – Copercampos

É no campo que se define a qualidade das sementes, mas para manter as sementes nos altos padrões de germinação e vigor, o armazenamento de sementes até a próxima semeadura é um processo fundamental.

 

Neste processo de armazenamento das sementes de soja desde o final do beneficiamento até o momento do plantio, a Copercampos segue rigoroso controle de processos, em especial de temperatura. Na região de Campos Novos/SC, onde as sementes são multiplicadas e armazenadas até a safra futura, o clima tem grande relevância. As temperaturas amenas possibilitam uma manutenção de qualidade diferenciada de outras regiões.

 

Sabe-se que algumas espécies de plantas regulam seu ciclo de vida em função do acúmulo de graus/dia. Quando os dias forem muito quentes, o ciclo da cultura poderá ser diminuído de forma acentuada, diminuindo assim os dias de fotossíntese e as reservas das sementes de produção. Temperaturas acima de 30ºC diminuem o peso de 1.000 sementes, pois agem negativamente sobre as enzimas da via de biossíntese de amido, principalmente da amido-sintase. Além disso, elevadas temperaturas diminuem o teor de ácidos graxos insaturados em sementes de soja, pois as enzimas desnaturases, responsáveis pelas formações de insaturações, têm sua atividade diminuída em temperaturas superiores, diminuindo o teor de ácidos graxos linoleico, linolênico e oléico, e aumentando o teor do ácido graxo esteárico.

 

 

Quando temperaturas elevadas ocorrem durante o enchimento da semente, também diminuem a dormência das mesmas. A deterioração tem significado oposto ao vigor, sendo toda e qualquer mudança degenerativa irreversível, após a semente ter atingido seu nível máximo de qualidade. Como o máximo de vigor á atingido na maturação fisiológica, pode-se dizer que a colheita, secagem e armazenamento de forma cuidadosa retardam a sua deterioração. Por ser uma região de elevada altitude, onde ocorrem temperaturas amenas durante as noites, e na fase de enchimento de grãos, Campos Novos é uma região com elevado potencial para produção de sementes. 

 

A Copercampos conta com infraestrutura adequada, umidade e temperaturas controladas todo o tempo. De acordo com a Eng. Agrônoma da Copercampos Larissa Bones, como a semente é um organismo vivo e sensível, é preciso ter cuidados especiais para que seja mantida a qualidade fisiológica até o momento do plantio. Umidade e temperatura fora dos padrões podem provocar, dentre outros, perda de vigor e germinação. 

 

Estudos técnicos enaltecem que no armazenamento, as temperaturas não podem ultrapassar 25 graus Celsius e umidade até 70%, sem grandes oscilações. “Com este controle, a qualidade das sementes é assegurada. Estamos em uma região com clima favorável tanto para produção de sementes como armazenagem, e por isso, os agricultores sentem segurança em adquirir as sementes da Copercampos, que são certificadas e contam com toda capacidade de produzir sementes com alto vigor e germinação”, destaca Larissa.

 

As sementes de soja mantidas em temperatura ambiente média de 20 a 25°C, e umidade relativa do ar de 65 a 70%, tem sua germinação garantida por um período de 6 a 8 meses. 

 

Sobre a qualidade das sementes, repassamos a importância do Vigor. Esta característica fisiológica das sementes é muito valorizada pelos agricultores devido a vantagens como maior velocidade de germinação e emergência, mesmo sob condições difíceis de clima, como veranicos, assoreamentos, frio e ataques de fungos.

 

A região de Campos Novos, localizada no planalto sul-catarinense, com altitude de 964 metros, clima subtropical e temperado, constantemente úmido, sem estação seca, com verão fresco, é uma tradicional multiplicadora de sementes. Estas características influenciam nas fases de maturação e de colheita com condições climáticas secas, associadas com temperaturas amenas. Estas condições não são facilmente encontradas em regiões tropicais, porém podem encontrar-se em regiões com altitude superior a 700m, ou com o ajuste da época de semeadura para a produção de sementes. Para cada 160m de elevação em altitude, ocorre, em média, uma redução de 1°C na temperatura média.

 

Com o uso de sementes que geram alto desempenho, o produtor que opta por sementes vigorosas, ganham do plantio até a colheita. A semente com alto vigor favorece a plantabilidade, pois plântulas que emergem mais cedo aproveitam melhor os recursos como água, luz e nutrientes.

 

Aliado ao alto índice de germinação, característica essa que tem influencias comprovadas do clima, temperaturas amenas e altitude ideal encontrados na região de Campos Novos, as Sementes Copercampos contam com alto vigor. “A Copercampos é referência em produzir sementes com alta germinação e vigor devido a tecnologia em todos os processos e qualificação do produtor rural e equipe técnica. Quanto ao vigor, podemos ressaltar que as sementes apresentam maior velocidade nos processos metabólicos, propiciando emissão mais rápida e uniforme da raiz primária no processo de germinação, e um crescimento inicial precoce que pode resultar em maior captura de luz pelas folhas, favorecendo assim que o índice de área foliar seja atingido mais cedo, proporcionando um sombreamento rápido da superfície do solo, garantindo assim uma menor evaporação de água que pode ser aproveitada na transpiração e crescimento das plantas”, destaca a Eng. Agrônoma.

 

Fonte: ASCOM – Copercampos

Simpatia FM Notícias

Deixe seu comentário

Comentário

America/Sao_Paulo aqui