Notícias

Rússia afirma ter registrado primeira vacina contra o coronavírus no mundo

PUTIN

Esperança
Foto: Divulgação

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, anunciou nesta terça-feira (11) que o país registrou a primeira vacina contra o novo coronavírus no mundo. A informação foi dada durante uma videoconferência com integrantes do primeiro escalão do governo e exibida pela televisão. Apesar de indicar por uma boa notícia em meio à pandemia, há poucos detalhes sobre a eficácia dessa imunização.

 

Putin disse, também, que uma das filhas recebeu uma das doses da fase de testes e está imunizada contra a Covid-19. No início desse mês, vale lembrar, o governo russo já havia anunciado que pretendia iniciar a distribuição da vacina à população até outubro, ou seja, em cerca de dois meses. Nesta terça-feira (11), à Itar-Tass, agência de notícias local, o ministro da Indústria e Comércio sinalizou que empresas devem começar até o fim de setembro a produção comercial.

 

Mas a rapidez da produção desse imunobiológico preocupa especialistas internacionais.

 

Um painel acessível ao público no site da Organização Mundial de Saúde (OMS), por exemplo, cita que a vacina da Rússia está na fase 1, sendo que são necessárias ao menos três fases para sinalizar uma possível imunização em massa. O norte-americano The New York Times é outro que monitora o andamento dos estudos de vacinas, e também indica que os russos estão em fase inicial.

 

 

No total, 160 vacinas contra o coronavírus estão em estudos no mundo, entre elas a de Oxford, já negociada entre o governo brasileiro e um laboratório britânico. A expectativa é de que 15 milhões de doses podem estar à disposição até o fim do ano, em uma parceria que envolve compra de tecnologia e a produção sendo feita pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

 

Fonte: NSC TOTAL

Simpatia FM Notícias

Deixe seu comentário

Comentário

America/Sao_Paulo aqui