Notícias

Definida a programação e trajetos da 43ª Romaria de Aparecida

ROMARIA

Fé e Devoção
Foto: Midia Led

Com o lema “Em todos os momentos, mesmo difíceis, Maria caminha conosco”, está definida a programação e o roteiro da 43ª Romaria ao Santuário Nossa Senhora Aparecida, no dia 12 de outubro. Se a presença física dos romeiros não será possível devido as restrições de convívio social pela pandemia, a presença espiritual se dará de forma on-line, com transmissão via Rádio Cultura e pelo Facebook da emissora, além do canal do Santuário no Youtube, permitindo às pessoas acompanharem de suas casas todas as orações, missas e bênçãos.

 

Nesta quarta-feira (9), a Paróquia São João Batista definiu o roteiro de peregrinação da imagem pelos bairros, de 1º a 11 de outubro, sempre com saídas às 18h30 de cada comunidade. Já no período de 13 a 27 de setembro, a imagem percorrerá as comunidades da Encruzilhada, Guarani, Bela Vista, Pacheco e Ibicuí, onde todas as localidades vizinhas devem participar (veja a programação completa abaixo).

 

Romaria

No dia 12, a romaria ocorre sem presença de público em novo trajeto. A imagem será conduzida no caminhão do Corpo de Bombeiros, seguida por carro de som, ponto de transmissão ao vivo e onde as pessoas poderão acompanhar as orações de suas casas. A missa começará durante o trajeto, concluindo-se em frente ao Santuário.

 

Com saída às 9h da Igreja Matriz, a imagem será levada até em frente ao Hospital Dr. José Athanázio, onde serão lembrados os profissionais da saúde e todos os que atuaram no combate à pandemia e a outras doenças. Uma segunda parada será em frente ao Cemitério Dom Daniel Hostin, para homenagear todas as vítimas da pandemia e os demais falecidos, bem como todas as famílias enlutadas.

 

Depois, o trajeto segue pelas ruas Apolinária Thibes, Genoval Alves Sampaio, XV de Novembro, Benjamim Constant, Cel. Lucidoro, Vergílio Stefanes, Av. JK, Rodolfo Matos, Cel. Farrapo, Sagrado Coração de Maria até o Santuário, onde haverá a conclusão da Celebração Eucarística com Bênção da Saúde e Bênção do Santíssimo e o encerramento da Romaria.

 

Devido à pandemia, nesse dia não haverá praça de alimentação, nem venda de comida no local. E, para evitar aglomeração, a visita ao Santuário terá controle de entrada e saída e tempo limite de permanência.

 

 

Visita nas comunidades

Nesta edição, em preparação para a Romaria, a peregrinação da santa Aparecida começa neste mês de setembro no interior e em outubro na cidade, com a imagem visitando todos os bairros de Campos Novos, concluindo com Celebração Eucarística nas capelas de cada comunidade. A procissão sairá de cada comunidade às 18h30 e passará pelas principais ruas de cada bairro com carro de som para permitir que as pessoas e famílias possam acompanhar as orações e bênçãos na frente de suas casas.

 

Peregrinação no interior:

13/09 – 9h30: Encruzilhada, N. Sra. Aparecida;

19/09 – 15h: Bela Vista, Santa Teresinha;

20/09 – 9h30: Pacheco, Sr. Bom Jesus;

26/09 – 15h: Guarani, Santa Bárbara;

27/09 – 9h30: Ibicuí, Santa Catarina.

 

Peregrinação nos bairros:

1/10 – Integração (N. S. Consoladora dos Aflitos). Tema: Os jovens: “Chamados e enviados.”

2/10 – Santo Antônio, Loteamento Granzotto e Loteamento Zanatta. Tema: As Crianças: “Deixai vir a mim as crianças.”

3/10 – São José. Tema: Catequistas e evangelizadores. “Testemunhar a fé: Ide e fazei discípulos meus todos os povos”

4/10 – Nossa Senhora das Dores (Pedreira) e Nossa Senhora do Rosário. Tema: Pobres e Excluídos. “O que fizestes ao menor dos meus irmãos, foi a Mim que o fizestes.”

5/10 – Aparecida. Tema: Os Migrantes. “Eu era peregrino, migrante e me acolhestes.”

6/10 – Nossa Senhora de Lourdes, Santa Edwiges, Ernesto Zortea. Tema: Os Idosos. Respeitar a idade e acolher a sabedoria dos cabelos brancos…“O idoso somos nós, mais cedo ou mais tarde.”

7/10 – Jardim Bela Vista (N. Sra. de Fátima) Tema: As Famílias. “Família que reza unida permanece unida.”

8/10 – São Sebastião. Tema: A Vida!  “Vida: dom e compromisso.”

9/10 – Senhor  Bom Jesus e Morada do Sol. Tema:  Saúde e doentes. “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele.”

10/10 – Centro e Igreja Matriz. Tema: Pastorais e Movimentos. “Quem faz a vontade de meu Pai é meu irmão, minha irmã e minha mãe.”

11/10 – Boa Vista (N. Sra. das Graças). Tema: Trabalhadores e Desempregados. “A paz é fruto da justiça.”

 

Fonte: Folha Independente

Simpatia FM Notícias

 

Deixe seu comentário

Comentário

America/Sao_Paulo aqui