Notícias

Copercampos abre reservas de sementes de inverno

COPERCAMPOS

Safra de Inverno
Foto: ASCOM – Copercampos

A Copercampos, por meio da Gerência de Sementes e equipe técnica, já está realizando a reserva de sementes para a safra de inverno de 2021. As novidades são a multiplicação de cultivares de trigo e plantio de triticale para produção de rações.

 

De acordo com a Engenheira Agrônoma Larissa Bones, os produtores associados interessados na produção de culturas de inverno e também multiplicadores de sementes devem entrar em contato com a equipe técnica para reservas de cultivares de sua preferência. “Neste ano, temos algumas novidades em sementes, como o Tbio Duque e Tbio Trunfo a fim de oportunizar um incremento na área de produção e também mais produtividade às lavouras dos associados. Além disso teremos a produção comercial de triticale que será destinado a produção de ração animal”, informou Larissa.

 

O cultivar Tbio Duque busca suprir a demanda de trigo com farinha branqueadora, trazendo um pacote agronômico inédito no mercado para este segmento, com alto potencial de rendimento, superior aos seus principais concorrentes de diclo precoce, similar ao TBIO Audaz. Esse cultivar apresenta alto nível de resistência. Nas folhas: apresenta excelente reação ao complexo de manchas, ferrugem e bacteriose. Na espiga: mantém o ótimo nível de segurança das cultivares TBIO, destacando-se ao enfrentar condições favoráveis à Brusone, Giberela e germinação na espiga. É classificado como trigo tipo Pão/Branqueador.

 

Lançamento da Biotrigo Genética, o TBIO Trunfo, não carrega este nome por acaso. Sendo o primeiro material nota 7 do portfólio da empresa em resistência genética, em uma escala comercial que vai de 1 até 9, nota considerada excelente para esta enfermidade. A cultivar será um verdadeiro trunfo para agricultor e indústria frente aos índices estipulados pela ANVISA para DON. Nas avaliações dos últimos anos a cultivar sempre apresentou valores de DON muito baixos, em torno de 1 ppm, enquanto a maioria dos materiais estava na casa de 2 a 2,5 ppm, chegando até 3 ppm. O material tem uma boa combinação entre duas genéticas brasileiras: TBIO Sossego e TBIO Sintonia, cultivares bem conhecidas do produtor. É classificado como trigo tipo pão.

 

Em torno de 1 mil hectares serão destinados nesta safra para triticale, produção que será destinada para nutrição animal. Nas últimas três safras a Copercampos multiplicou sementes da cultura, com boas produtividades e qualidade diferenciada. No processo de fomento e também buscando reduzir custos de matérias-primas na Indústria de Rações, a cooperativa agora amplia a produção de triticale com a finalidade de atender esse mercado, além do sementeiro.

 

Desde o dia 12 de fevereiro, a equipe técnica está recebendo os pedidos de reservas de sementes. Confira as opções para multiplicação:

 

Trigo
- Tbio Audaz;
- Tbio Astro;
- Tbio Sossego;
- Tbio Sintonia;
- Tbio Duque;
- Tbio Trunfo;
- Tbio Toruk;
- Tbio Ponteiro;
- ORS Madre Pérola;
- ORS Ágile;
- ORS 1403;
- LG Oro;
- LG Fortaleza;

Aveia
- Embrapa 29;
- Embrapa 139;
- Iapar 61;
- AF 1355;
- URS Corona.

 

Fonte: ASCOM – Copercampos 

Simpatia FM Notícias

Deixe seu comentário

Comentário

America/Sao_Paulo aqui