Notícias

NAF Unoesc auxilia a comunidade na declaração do Imposto de Renda

NAF

Atendimento Remoto
Foto: ASCOM – Unoesc

O Núcleo de Apoio Fiscal (NAF) da Unoesc, desde o início da pandemia está atendendo de forma on-line, para que isso fosse possível, readequou toda a equipe unificando os NAFs da Unoesc Campos Novos, Chapecó, Joaçaba, Xanxerê e Videira, lembrando que o atendimento remoto possibilita avançar fronteiras, atendendo toda a região.

 

Conforme explica a coordenadora geral do NAF Unoesc, professora Márcia Marcondes Diniz de Freitas, toda a equipe está conectada on-line para realizar os atendimentos. O contribuinte cidadão pode entrar em contato com o NAF Unoesc pelo WhatsApp (49) 3551-2055 via mensagem de texto, identificando-se com o nome, cidade de onde fala e qual o assunto que ele precisa, como por exemplo: declaração de IRPF, CPF suspenso ou irregular, alteração de nome no CPF, etc.

 

— O primeiro contato e agendamento é feito pelo WhatsApp, encaminhamos a relação da documentação necessária para resolver a situação do contribuinte, em seguida repassamos para uma pessoa da equipe, que vai resolver a questão e dar um retorno para o cidadão — explica Márcia.

 

Quanto ao Imposto de Renda, a coordenadora lembra que o prazo final da Receita Federal para a entrega vai até o dia 30 de abril e que o NAF estará atendendo on-line, por agendamento até o dia 16 de abril.

 

— Tradicionalmente finalizamos nosso atendimento com uma ou duas semanas de antecedência para evitar atrasos e falta de documentação — destaca a professora.

 

A coordenadora geral do NAF ainda lembra que é preciso ter atenção na hora do envio da documentação, o contribuinte precisa estar atento para algumas questões, precisa observar sua situação fiscal, se possui dependentes ou não, a inclusão de filhos menores de idade como dependente é obrigatória e pode ficar na declaração apenas do pai ou da mãe. 

 

Outro ponto importante é o informe de rendimentos: do INSS, se aposentado ou pensionista, do empregador, se for trabalhador empregado e o informe bancário de todos os bancos em que o cidadão tem conta corrente ou poupança, esse documento pode ser solicitado no caixa eletrônico ou mesmo pelo aplicativo do banco. Compra e venda de bens como casa, carro, moto, todas as movimentações patrimoniais, também é preciso ser informado. Importante lembrar que em 2020, quem sacou FGTS, seja o saque emergencial ou por aniversário, deve declarar esses valores.

 

Marcia esclarece que para aqueles que tiveram rendimento acima de 22.847,76 reais no ano e receberam auxílio emergencial em 2020, estão obrigados a fazer a declaração do IRPF e terão que fazer a devolução do auxílio emergencial conforme Legislação aprovada pelo Congresso Nacional.

O NAF presta serviço de informações contábil e fiscal para toda a comunidade, mas realiza atendimentos essencialmente para cidadãos contribuintes de baixa renda.

 

Saiba mais sobre o NAF Unoesc:

Whatsapp: (49) 3551-2055
E-mail: naf@unoesc.edu.br
Página da Unoesc: https://www.unoesc.edu.br/unoesc/naf
Instagram:  naf_unoesc
Facebbok:  https://www.facebook.com/NAFUNOESC

 

 

Fonte: ASCOM – UNOESC

Simpatia FM Notícias

Deixe seu comentário

Comentário

America/Sao_Paulo aqui