Notícias

Cliente da Coocam, Dirceu Moraes, é o entrevistado desta semana no Programa Resenha do Cooperativismo

Novo Projeto (2)

Agronegócio
foto: ASCOM – Coocam

Nossa parada, neste mês foi em Ponte Alta – cidade da Serra Catarinense, cerca de 20 quilômetros da filial da Coocam de Curitibanos. Foi lá que o jornalista, Sebastião Garcia conversou com o produtor Dirceu Moraes, cliente da cooperativa. A reportagem foi realizada por meio da Federação das Cooperativas Agropecuárias de Santa Catarina (Fecoagro) e vai ao ar no próximo final desta semana, na Record News SC e no Canal Rural.

 

De uma família de sete filhos, Dirceu perdeu o pai ainda criança e sua mãe assumiu a propriedade rural onde ele cresceu e criou gosto pelo interior. Esposo e pai de duas filhas, o produtor rural não tinha sua vida profissional exclusiva no meio rural, no entanto, sempre compartilhou seu tempo com a cidade e o campo. “Eu trabalhava lá e plantava aqui, fazia os dois. Nos intervalos e nas folgas eu fazia lavoura”, comenta.

 

A partir de sua aposentadoria em uma indústria privada – há cerca de 2 anos – começou se dedicar exclusivamente ao agronegócio. A maior parte das lavouras do produtor fica em áreas arrendadas, são terrenos entre 3 e 5 hectares. “Dá mais ou menos umas 22, 23 lavouras”, compartilha Dirceu, observando que, apesar dos custos de arrendo, o formato de trabalho ainda é vantajoso para ele.

 

Dirceu é cliente da Coocam, há vários anos e grande parte de seus negócios acontecem por intermédio da cooperativa. “O adubo, a semente, o fungicida, inseticida, herbicida… pego praticamente tudo com a Coocam”. Segundo ele, a parceria com a cooperativa favorece a redução de custos. “Sem a negociação com a cooperativa aumentaria consideravelmente nossos custos”.

 

Acompanhe a reportagem completa no quadro “Gente que fez e Gente que faz o Agronegócio” na Resenha do Cooperativismo da TV Coop. É nesta sexta-feira (30), as 6h da manhã, no Canal Rural e às 12h30 na Record News.

 

Fonte: ASCOM – COOCAM 

Simpatia FM Notícias

Deixe seu comentário

Comentário

America/Sao_Paulo aqui