Notícias

Lavoura implantada – Atenção às doenças e pragas no trigo

Novo Projeto (3)

Eng. Agrônomo da Copercampos Fabrício Jardim Hennigen
Foto: Felipe Götz

Com a implantação das lavouras de trigo finalizadas, os produtores agora têm atenção à presença de pragas e manejo de doenças. De acordo com o Gerente de Assistência Técnica da Copercampos, Eng. Agrônomo Fabrício Jardim Hennigen, os agricultores precisam ter atenção as doenças neste início de desenvolvimento das plantas, com destaque para: Mancha Amarela, Mancha Marrom da Folha, Nanismo-amarelo da Cevada, Mosaico do Trigo, Oídio e ainda a Giberela.

 

Fabrício ressalta que a principal deve ser o Oídio, principalmente por ter indicativos de que o clima seco persistirá nesta safra. O oídio é uma doença de importância econômica em todos os países produtores de trigo, principalmente pela perda de vigor das plantas, o que se traduz em queda dos rendimentos em até 40%. “A doença ocorre de forma natural principalmente na Região Sul do Brasil. O patógeno reduz a fotossíntese, aumenta a respiração e a transpiração das plantas, conduzindo a um enfraquecimento e enfezamento da planta. O sintoma típico da doença é o crescimento superficial de uma massa branca formada pelo micélio e conídios do fungo; sob ataques intensos, toda a planta pode ser afetada, incluindo a espiga e as arestas”, ressalta.

 

Além destas doenças, os agricultores e técnicos devem ter atenção a presença de pragas. Corós, pulgões, lagartas e percevejos, por exemplo. Neste início de safra, os corós são as pragas de solo que mais causam problemas ao triticultor. São insetos grandes que se alojam no solo a uma profundidade de cerca de 10 cm. “As infestações ocorrem em reboleiras e variam muito de um ano para o outro, devido ao ciclo reprodutivo das pragas, e à mortalidade natural provocada por predadores e parasitoides e devido às condições climáticas. Eles atacam sementes, raízes e plântulas, podendo puxar as plantas para dentro do solo”, comenta ainda.

 

Outro trabalho importante neste período inicial está na aplicação de adubos nitrogenados, a fim de explorar o máximo potencial das cultivares. O produtor deve ter atenção ao momento correto de disponibilização do nutriente para a planta. O fornecimento adequado de nitrogênio irá influenciar os componentes de rendimento da cultura do trigo de quatro formas distintas: Número de espigas; Tamanho da espiga; Número de grãos e Peso de grãos.

 

Fonte: ASCOM – Copercampos 

Simpatia FM Notícias

Deixe seu comentário

Comentário

America/Sao_Paulo aqui