Notícias

Pix ativa nova funcionalidade para devolver dinheiro em caso de golpe

Novo Projeto

Novidade
Foto: NSC Total

A partir desta terça-feira (16), entra em vigor o Mecanismo Especial de Devolução do Pix. A ativação acontece no aniversário de um ano da ferramenta. De acordo com o Banco Central do Brasil (BCB), a nova funcionalidade agiliza o ressarcimento ao usuário vítima de fraude ou de falha operacional das instituições financeiras. Além da novidade, o BCB anunciou novas mudanças que ocorrem ainda no final deste ano.

 

O mecanismo está regulamentado por uma resolução editada pelo BC em junho. Desde então, as instituições financeiras estavam se adaptando aos procedimentos.

 

Até agora, em uma eventual fraude ou falha operacional, as instituições envolvidas precisavam estabelecer procedimentos operacionais bilaterais para devolver o dinheiro. Segundo o BC, isso dificultava o processo e aumentava o tempo necessário para que o caso fosse analisado e finalizado. Com o Mecanismo Especial de Devolução, as regras e os procedimentos serão padronizados.

 

Pix Saque e Troco

Outra novidade do Pix estará disponível a partir do dia 29 de novembro. O Pix Saque e o Pix Troco permite o saque em espécie e a obtenção de troco em estabelecimentos comerciais e outros lugares de circulação pública.

 

No Pix Saque, o cliente poderá fazer saques em qualquer ponto que ofertar o serviço, como comércios e caixas eletrônicos, tanto em terminais compartilhados quanto da própria instituição financeira. Nessa modalidade, o correntista apontará a câmera do celular para um código QR (versão avançada do código de barras), fará um Pix para o estabelecimento ou para a instituição financeira e retirará o dinheiro na boca do caixa.

 

O Pix Troco permite o saque durante o pagamento de uma compra. O cliente fará um Pix equivalente à soma da compra e do saque e receberá a diferença como troco em espécie. O extrato do cliente especificará a parcela destinada à compra e a quantia sacada como troco.

 

Uso do Pix por empresas

 

O aumento nos pagamentos a empresas decorre de funcionalidades adicionadas ao longo deste ano para estimular o recebimento de Pix por empresas e prestadores de serviço. Em maio, começou a funcionar o Pix Cobrança, que substitui o boleto bancário e permite o pagamento instantâneo por meio de um código QR (versão avançada do código de barras) fotografado com a câmera do celular.

 

Em julho, começou a ser ofertado o Pix Agendado, que permite o agendamento de cobranças, com a definição de uma data futura para a transação. Em setembro, o oferecimento da funcionalidade por todas as instituições financeiras passou a ser obrigatório.

 

As transações entre pessoas físicas e o governo aumentaram de R$ 2,25 milhões em novembro de 2020 para R$ 409,83 milhões em outubro deste ano. Apesar de pequenas em relação ao total movimentado, essas operações estão subindo graças a medidas como o pagamento de alguns tributos por grandes, micro e pequenas empresas e à quitação de taxas federais por meio do Pix.

 

 

Fonte: NSC TOTAL

Simpatia FM Notícias

Deixe seu comentário

Comentário

America/Sao_Paulo aqui