Notícias

João Henrique Blasi foi eleito para comandar o Poder Judiciário catarinense

blasi

Assume em 2022
Foto: Divulgação

A partir do dia 1º de fevereiro de 2022, o Tribunal de Justiça de Santa Catarina terá um novo presidente. O desembargador João Henrique Blasi foi eleito na tarde desta quarta-feira (1º) para comandar o Poder Judiciário catarinense no biênio 2022-2024. Ele obteve 56 votos, dos 90 desembargadores presentes no plenário e virtualmente aptos a votar, contra 36 da desembargadora Soraya Nunes Lins. A votação foi secreta.

 

Logo após a votação, o futuro presidente do TJSC  enfatizou que o pleito transcorreu com a absoluta retidão e em pleno debate no campo das ideias. Ele pregou a unidade entre os pares do Tribunal.

“Uma eleição fixada no âmbito das ideias é muito mais importante do que, quiçá, uma forçada unanimidade. Porque do embate surgem ideias. Não tendo havido uma unanimidade buscar a partir de agora reinstalar um clima de unidade em nosso tribunal”, afirmou.

 

Blasi informou que iniciará o processo de transição junto ao presidente Ricardo Roesler, que deverá ser facilitada pelo fato dele conhecer a atual gestão, por exercer atualmente o cargo de primeiro vice-presidente.

 

Segundo Blasi, a sua gestão terá ênfase na atividade finalística do Poder Judiciário: “que é fazer Justiça, dar a cada um o que é seu”, mas sem esquecer e deixar de lado programas de grande alcance social como o Lar Legal, de regularização fundiária; o Cevid, de prevenção a violência doméstica; e o Novos Caminhos, que encaminha jovens que são egressos de casas de acolhimentos a qualificação para o mercado de trabalho.

O futuro presidente do TJSC comentou sobre sua carreira até chegar ao posto maior do Judiciário catarinense. Antes de ser desembargador – tomou posse em 2007 – ele exerceu cargos públicos de secretário de Estado da Justiça e de Segurança Pública. Foi ainda deputado estadual por quatro mandatos.

 

“Uma carreira um pouco diferente do usual. Em todos os casos que exerci, sempre mantive esse vínculo com o Poder Judiciário, me vejo em casa e me sinto muito gratificado pelo reconhecimento dos meus colegas desembargadores e também por uma eleição simbólica na sexta-feira (27) entre os juízes de primeiro grau onde também obtive o reconhecimento da maioria dos juízes”, pontuou.

 

O atual presidente Ricardo Roesler elogiou o pleito, que segundo ele, evoluiu de forma democrática, ética e de muito respeito entre as partes.

 

“Parabenizar os eleitos, que sigam os rumos de uma administração célere, moderna , tecnológica sim, mas voltada a pessoas privilegiando as pessoas, porque o Judiciário é feito de pessoas para pessoas. Desejamos que sigam nesse caminho de uma forma segura, competente, eficaz, sobretudo para o jurisdicionado lá na ponta”, destacou.

 

A desembargadora Soraya Nunes Lins fez um rápido pronunciamento e agradeceu os votos recebidos e parabenizou os eleitos. “O TJ sai fortalecido com essa disputa democrática. Continuarei me empenhando na construção do tribunal mais forte e respeitado”, afirmou.

A nova Mesa Diretora do TJSC

 

- Desembargador João Henrique Blasi (Presidente)

- Desembargador Altamiro de Oliveira (1º Vice-Presidente)

- Desembargador Getúlio Corrêa (2º Vice-Presidente)

- Desembargador Gerson Cherem II (3º Vice-Presidente)

- Desembargadora Denise Volpato (Corregedora-Geral Judicial)

- Desembargador Rubens Schulz (Corregedor-Geral Extrajudicial)

 

 

Fonte: NDMais

Simpatia FM Notícias

Deixe seu comentário

Comentário

America/Sao_Paulo aqui