Notícias

Coocam – 29 anos e uma história consolidada

Novo Projeto (18)

Comemoração
Foto: ASCOM – Coocam

Desde a fundação da Cooperativa Agropecuária Camponovense (Coocam), em 21 de janeiro de 1993, muita coisa mudou, afinal, quase três décadas se passaram. A tecnologia e a informação avançaram, contribuindo com o aumento da produtividade nas lavouras; as relações de negócios evoluíram, as quais possibilitaram mais proximidade entre o produtor e a indústria, agregando valor na produção agrícola e dando ênfase na expansão dos negócios; o bum das comodities ajudou a profissionalizar os negócios.  

 

Em meio a tanto progresso, o produtor rural tornou-se um empresário do campo, isso porque acompanhou o desenvolvimento do mundo e vislumbrou resultados, além da porteira para dentro da fazenda. Evoluiu o mundo, evoluíram as pessoas. Dentre tantas mudanças, a Coocam sempre está presente – cultivando sua história. Para cada conquista e novos desafios, caminha lado a lado com o produtor rural, os colaboradores e as comunidades onde atua.

 

Os momentos inesperados e situações indesejáveis, fortaleceu a decisão assertiva dos fundadores. Hoje com mais de 300 colaboradores, que chegam a perto de 400 em épocas de safra, a cooperativa coopera e incrementa o PIB Brasileiro. “A Coocam é uma empresa que gera renda e empregos para muitas famílias e o resultado é o bem-estar das pessoas e prosperidade para os municípios onde está presente e até mesmo para o Brasil”, relata o vice-presidente da Coocam, Riscala Miguel Fadel Junior.

 

Ainda nesse contexto, o agronegócio – um dos principais setores da economia do país – bateu recorde de exportações em 2021 e movimentou mais de 100 bilhões de dólares. “Apesar dos produtores terem enfrentado alta de mais de 100% nos custos com insumos, os resultados de exportações mostram o quanto o agronegócio eleva o Brasil e isso tem a ver com a persistência do homem do campo. E a cooperativa tem um papel fundamental nestes e tantos saldos positivos”, afirma.

 

O presidente da Coocam, João Carlos Di Domenico, destaca que a cooperativa segue princípios iniciados pelo grupo de 48 produtores e continua sua missão, proporcionando qualidade de vida aos associados e colaboradores, além de contribuir com o desenvolvimento econômico, humano e social. “Nossa cooperativa não é composta apenas de números, vai muito além disso. Há um grande envolvimento emocional que torna a cooperativa o segundo lar de centenas de pessoas, as quais juntas formam a família Coocam. Por isso, a diretoria da cooperativa é grata a todos os sócios, colaboradores, fornecedores, enfim, todos os parceiros que ajudaram a chegar até aqui”, evidencia, João Carlos Di Domenico.

 

Para João Carlos, o mais importante que a construção sólida de um projeto iniciado em um espaço físico improvisado e que hoje tem uma estrutura física considerável, é o bem-estar humano. O crescimento da Coocam só é possível porque existe pessoas se dedicando, sejam os gestores, os produtores, as empresas parceiras ou a equipe de colaboradores. “O trabalho feito por várias mãos, continuará! No próximo ano teremos ainda mais motivos para celebrar, completaremos 30 anos de fundação, uma data especial, com muitas comemorações e reconhecimentos”, destaca. A união e o compromisso das pessoas, marcam a principal bandeira do cooperativismo – a cooperação e, consequentemente o desenvolvimento. 

 

João _

João Carlos Di Domenico
Presidente da Coocam

 

 

História  

 

A Coocam iniciou as atividades como cooperativa agropecuária, no dia 21 de janeiro de 1993, a partir da experiência e iniciativa de um grupo de 48 produtores rurais com visão além da realidade da época e com sonhos em comum. Uniu forças em prol do crescimento das pessoas, com agregação de valores em suas atividades. “A história da coocam é feito de momentos de alegria e forças para vencer os obstáculos”, comenta o gestor da Coocam.

 

Estrutura

Além da matriz, localizada em Campos Novos (SC), a Coocam tem filial em Barracão (RS), Curitibanos e Lebon Régis (SC), em Ribeirão Cascalheira e São Felix do Araguaia (MT). Também atua na área da indústria com a Fábrica de Ração e no setor de Transportes. Com parcerias consolidadas, trabalha ainda na fabricação de sementes, com laboratório, Unidade de Tratamento de Sementes (TSI) e Unidade de Beneficiamento de Sementes (UBS).

 

Serviços    

Com uma equipe de profissionais especializados, a Coocam oferece suporte técnico aos produtores rurais e desta maneira acompanha todo o desenvolvimento das lavouras, desde a preparação do solo para o plantio até após colheita. Atua na venda de defensivos e insumos; recebimento, armazenamento e comercialização dos grãos; produção e comercialização de sementes. A cooperativa é responsável ainda, pela produção e distribuição de ração animal para suínos.

 

Investimentos

 

Com faturamento acima de 500 milhões de reais em 2021, a Coocam investe nos negócios e nas pessoas. Oferece capacitação aos colaboradores, ajuda financeiramente com bolsas universitárias, vale alimentação, convênios com profissionais da saúde, bonificações, entre outros. Além dos serviços já consolidados, a cooperativa tem projetos de novos negócios. “Nossos projetos são de agregação de valor, como a construção de um posto de combustível, por exemplo”, compartilha João Carlos, observando que o investimento na área comercial e industrialização está focado no estado de Santa Catarina, com acréscimo na área de produção nas filiais do Mato Grosso.

 

A pauta social também é foco dentro da cooperativa. O Michuim, por exemplo, é um evento social/festivo que acontece desde a fundação da Coocam. Ano após ano cresceu e se tornou o local de encontro e o momento de aproximação entre o produtor e as autoridades, impulsionando e posicionando o agronegócio no cenário brasileiro.

 

Fonte: ASCOM – Coocam

Simpatia FM Notícias

Deixe seu comentário

Comentário

America/Sao_Paulo aqui